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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo da eficácia dos radares fixos da GO-060 no trecho compreendido entre Goiânia e Trindade
Título(s) alternativo(s): Efficacy study of the GO-060 fixed speed cameras in the section between Goiânia and Trindade
Autor(es): Pinheiro, Jéssica Rodrigues Nunes
Primeiro Orientador: Cardoso, Ricardo Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Cardoso, Ricardo Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Fábio de
metadata.dc.contributor.referee3: Menezes, Wesley Pimenta de
Resumo: Os acidentes rodoviários constituem uma das principais causas de mortes prematuras e lesões permanentes em todo o mundo. Os efeitos destes acidentes são um grave problema de saúde pública, sendo bastante onerosos aos cofres públicos. Estima-se que foram gastos cerca de 30 bilhões de reais no Brasil em 2012 com acidentes rodoviários. A escolha errada da velocidade praticada pelos condutores, ao subestimar as condições da via e superestimar as próprias habilidades, é uma das principais causas de acidentes e influencia na gravidade de todos os sinistros ocorridos. Sendo assim, faz-se necessária a implementação de medidas e políticas para alterar o comportamento dos condutores e reduzir a velocidade média nas vias. Uma medida que teve sua eficácia comprovada em vários estudos analisados neste trabalho é a fiscalização eletrônica de velocidade por meio dos radares fixos. Estes equipamentos tendem a dissuadir possíveis infratores, minorando excessos de velocidade e consequentemente, diminuindo os números de acidentes com vítimas, sejam elas fatais ou não. O trecho onde estão instalados os radares objeto deste trabalho comporta um fluxo intenso de usuários desprotegidos, portanto é fundamental que haja um controle da velocidade praticada para manter a segurança de todos os usuários. O objetivo deste estudo é comprovar a eficácia dos radares instalados neste trecho, mostrando que houve uma diminuição na velocidade média praticada, no número e na severidade dos acidentes após a instalação dos equipamentos. Foi realizada uma extensa revisão da literatura e estudos de caso, e uma análise comparativa dos dados de volume de tráfego e de acidentes dos anos de 2016, 2017 e 2018. Os resultados ratificaram a eficácia dos equipamentos por meio da diminuição dos números de acidentes e das velocidades praticadas, bem como a conscientização dos usuários da via e dos órgãos responsáveis a respeito da importância de um programa eficiente de gestão da velocidade.
Abstract: Road accidents are a major cause of premature deaths and permanent injuries worldwide. The effects of these accidents are a serious public health problem, being quite costly to the public coffers. It is estimated that around 30 billion reais were spent in Brazil in 2012 with road accidents. The wrong choice of the speed practiced by drivers, by underestimating the conditions of the road and overestimating their own abilities, is one of the main causes of accidents and influences the severity of all accidents. Therefore, it is necessary to implement measures and policies to change the behavior of drivers and reduce the average speed on the roads. One measure that has proven its effectiveness in several studies analyzed in this work is the speed enforcement through fixed speed cameras. This equipment tends to dissuade potential offenders, avoiding excessive speed and consequently, avoiding accidents with victims, whether they are fatal or not. The section where the radars object of this work are installed entails an intense flow of unprotected users, so it is fundamental that there are policies for speed enforcement maintaining the safety of all users. The objective of this study is to prove the effectiveness of the radars installed in this section, showing that there was a decrease in the average speed practiced, in the number and severity of accidents after the installation of the equipment. An extensive review of the literature and case studies and a comparative analysis of traffic volume accident data for the years 2016, 2017 and 2018 were carried out. The results were to prove the effectiveness of the equipment by reducing the numbers of accidents and speeds practiced, as well as the awareness of road users and responsible bodies regarding the importance of an efficient speed management program.
Palavras-chave: Radares fixos
velocidade
acidentes
rodovias
segurança
CNPq: Engenharias; Engenharia Civil; Infra-Estrutura de Transportes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Goiânia
Citação: PINHEIRO, Jéssica Rodrigues Nunes. Estudo da eficácia dos radares fixos da GO-060 no trecho compreendido entre Goiânia e Trindade. 2018.112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Goiânia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/251
Data do documento: 17-Dez-2018
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Civil

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