Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/236
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Se liga no FICA: o cinema na escola e a escola no festival
Autor(es): Assunção, Morgana Sousa
Primeiro Orientador: Borela, Marcela Aguiar
Resumo: Se Liga no FICA: o cinema na escola e a escola no festival O presente trabalho busca identificar as possibilidades teóricas e práticas dos festivais de cinema como intermediadores entre o cinema e a educação a partir do estudo de caso do projeto Se Liga no FICA 2016, realizado no XVIII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA). O projeto Se Liga no FICA aconteceu em onze escolas públicas estaduais da Cidade de Goiás - Goiás, com oficinas de cinema ministradas por graduandos do curso de bacharelado em Cinema e Audiovisual do IFG, utilizando como base a metodologia do Inventar com a Diferença. Foi realizado o levantamento de um referencial teórico acerca do tema, com um breve histórico do uso institucionalizado do cinema na educação brasileira. Foi feito um retrospecto dos festivais de cinema e o do circuito de festivais no Brasil, enfatizando a suas iniciativas de formação. No capítulo dedicado ao FICA, há um histórico do festival e sua relação com a Cidade de Goiás, chegando ao objeto de estudo: o projeto Se Liga no FICA edição 2016. Para analisar a metodologia das oficinas e investigar a parceria entre IFG e FICA, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com entrevistas semi-padronizadas com os mediadores das oficinas do Se Liga no FICA. Palavras-chaves: Cinema; Educação; Festivais de Cinema; Oficinas; Educação ambiental.
Abstract: Se Liga no FICA: the cinema at school and the school at the festival The present work seeks to identify the theoretical and practical possibilities of film festivals as intermediaries between cinema and education based on the case study of the Se Liga no FICA 2016 project, held at the XVIII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA). The Se Liga no FICA project took place in 11 state public schools in the Goiás - Goiás, with film workshop taught by graduates of the baccalaureate course in Cinema and Audiovisual of IFG, using as basis the methodology of Inventar com a Diferença. It was made a theoretical survey on the subject , with a brief history of the institutionalized use of the cinema in the Brazilian education. A retrospective of the film festivals and the festival circuit in Brazil was made, emphasizing their training initiatives. In the chapter dedicated to FICA, there is a history of the festival and its relationship with Goiás, arriving at the object of study: the project Se Liga in FICA 2016. In order to analyze the methodology of the workshops and investigate the partnership between IFG and FICA, a qualitative research was conducted, with semi-standardized interviews with the mediators of the Se Liga no FICA workshops. Keywords: Cinema; Education; Festivals of Cinema; workshops; Environmental education.
Palavras-chave: Palavras-chaves: Cinema; Educação; Festivais de Cinema; Oficinas; Educação ambiental.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Cidade de Goiás
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/236
Data do documento: 14-Dez-2018
Aparece nas coleções:Bacharelado em Cinema e Audiovisual

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Morgana Sousa Assunção.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.