Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/225
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso das TICs para o ensino e a aprendizagem: perspectiva da Educação Matemática
Autor(es): Aleixo, Nildes Maria Gomes
Primeiro Orientador: Sousa, Wanessa Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Machado, Luiz Fernando Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Wanessa Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee2: Reis, Maria do Carmo dos
metadata.dc.contributor.referee3: Brito, Éder Silva
Resumo: Este trabalho trata do uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) como ferramenta para o ensino da Matemática no ensino fundamental em escolas públicas. O principal objetivo foi analisar o uso das TICs nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática por professores e estudantes das escolas municipais de Valparaíso de Goiás. Procuramos identificar o que os professores entendem por TICs, compreender as relações que estabelecem entre as elas e o ensino da Matemática. Da mesma forma, buscamos identificar quais as TICs mais utilizadas pelos estudantes para facilitar a aprendizagem matemática. Contamos com a colaboração de trezentos e trinta e nove alunos das turmas do nono ano do ensino fundamental e de oito professores da rede municipal de ensino. O instrumento escolhido para proceder à coleta dos dados foi o questionário, um específico para os professores e outro para alunos. Os dados revelaram que os professores entendem as TICs como ferramenta que auxiliam no ensino da Matemática, tratando com a informação de forma dinâmica e interferindo no processo de comunicação. Admitem que o acesso às tecnologias nas escolas públicas em que trabalham existe, mas é precário, o que os leva a utilizar recursos particulares. Os alunos, por sua vez, expressaram em suas respostas que têm acesso a recursos diversos, especialmente celulares, e os utilizam como ferramenta de estudo por meio de videoaulas, sites de busca, entre outros. Nessa direção, esse estudo vem ressaltar a importância do uso consciente das TICs para que se consiga tirar todo o proveito dessa ferramenta tão presente em nossas vidas, promovendo uma reflexão sobre o que pode ser feito para que tenhamos cidadãos preparados para a vida, em uma sociedade altamente tecnológica e conectada.
Abstract: This work is about the use of ICTs (Information and Communication Technologies) as a tool for the teaching of Mathematics in elementary education in public schools. The main objective was to analyze the use of ICTs in the processes of teaching and learning of Math by teachers and students from municipal schools in Valparaíso de Goiás. We sought to identify what teachers understand by ICTs, to understand the relationships that they establish between them and Math teaching. In the same way, we seek to identify which ICTs are most used by students to facilitate Math learning. We have the collaboration of three hundred and thirtynine students from the ninth grade Elementary School classes and eight teachers from the municipal education. The instrument chosen to collect data was the questionnaire, one specific for teachers and another for students. The data revealed that teachers understand ICT‟s, as a tool that helps in Math teaching, dealing with information dynamically and interfering in the communication process. They admit that he access to the technologies in the public schools were they work exists, but is precarious, and they have to use particular resources. The students, by the way, expressed in their answers that they have access to diverse resources, especially cel phone, and use them as a study tool through videotapes, search sites, and others. In this direction, this study emphasizes the importance of conscious use of ICT‟s to make the met all of this tool so present in our lives, promoting a reflection about what can be done to have citizens prepared for life in a highly technological and connected society.
Palavras-chave: TICs; Educação Matemática; ensino fundamental; rede pública municipal de ensino;
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Valparaíso
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/225
Data do documento: 10-Dez-2018
Aparece nas coleções:Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Nildes Maria Gomes Aleixo.pdf2,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.