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Tipo: Dissertação
Título: Pesquisa baseada em Fanzines: relatos insurgentes do trabalho docente em artes visuais
Título(s) alternativo(s): Research based on Fanzines: insurgent accounts of teaching work in visual arts
Autor(es): Ramos, Kesia dos Santos
Primeiro Orientador: Guimarães, Alexandre José
metadata.dc.contributor.referee1: Franco, Edgar Silveira
metadata.dc.contributor.referee2: Andraus, Gazy
metadata.dc.contributor.referee3: Guimarães, Leda Maria de Barros
Resumo: O presente trabalho narra, descreve e faz reflexões a partir de uma perspectiva criativa sobre meu percurso investigativo como pesquisadora-professora-artista durante o curso de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Artes – Mestrado Profissional em Artes/ Rede PROFARTES no Instituto Federal de Goiás – Campus Aparecida de Goiânia, entre os anos de 2021 e 2022. Este estudo tem teor qualitativo na perspectiva de uma Pesquisa Educacional Baseada em Arte e vem de experiências múltiplas do trabalho docente em artes visuais e da minha criação em fanzines. O objeto dessa pesquisa é a inovação/investigação metodológica de uma Pesquisa Educacional Baseada em Artes que intitulei de Pesquisa Baseada em Fanzines. Nesse processo foi elaborado um instrumento pedagógico, PEDAGOZINE, que assumiu o formato de uma caixa e contém fanzines de cunho pedagógico e instrucional, cujo objetivo foi criar um instrumento pedagógico e avaliativo. Tal instrumento pedagógico foi desenvolvido a partir da leitura da obra Quarto de Despejo: o diário de uma favelada, da escritora Carolina Maria de Jesus, do meu fazer docente e de minha imersão em ateliê de gravura, que levou à produção da identidade visual que assumiu esse objeto, além de uma pesquisa de campo com colaboradoras para análise crítica de uso e usabilidade com vistas ao aprimoramento desse objeto. Propus um instrumento de avaliação em artes visuais, PROVAZINE, que teve como objetivo ser uma avaliação em arte alternativa às convencionais que, por meio da linguagem dos fanzines, possibilitasse ao estudante ser capaz de sintetizar temas complexos no campo da arte e demonstrar de forma estética o conteúdo aprendido. A análise dos dados produzidos pelas colaboradoras e da PROVAZINE foi possível por meio de uma proposta metodológica que se alimenta de forma retroativa de cada percurso investigativo: a Pesquisa Baseada em Fanzines. Esta atua na perspectiva da Pesquisa Baseada em Arte (PBA), atrelada a aspectos da abordagem triangular, a fim de tornar possível analisar fanzines em categorias de forma e conteúdo para a construção de discursos visuais críticos frente à realidade que nos cerca considerando as subjetividades múltiplas que nos atravessam. No fim, faço considerações sobre o potencial do fanzine como instrumento pedagógico, como avaliação em arte e como metodologia de pesquisa para responder de que maneira o fanzine, como possibilidade criadora, pode apresentar soluções didático-pedagógicas para a prática docente em artes visuais.
Abstract: This present work narrates, describes, and reflects from a creative perspective on my investigative journey as a researcher-teacher-artist during the Master's degree program in Arts - Professional Master's in Arts/PROFARTES Network at the Federal Institute of Goiás - Aparecida de Goiânia Campus, between the years 2021 and 2022. This study has a qualitative nature from the perspective of an Art-Based Educational Research, stemming from multiple experiences in teaching visual arts and my creation in fanzines. The object of this research is the methodological innovation/investigation of an Art-Based Educational Research, which I titled Fanzine-Based Research. In this process, a pedagogical tool called PEDAGOZINE was developed, taking the form of a box containing pedagogical and instructional fanzines. The objective was to create a pedagogical and evaluative instrument. This pedagogical tool was developed based on the reading of the work "Quarto de Despejo: o diário de uma favelada" (Child of the Dark: The Diary of Carolina Maria de Jesus), by the writer Carolina Maria de Jesus, my teaching practice, and my immersion in a printmaking studio, which led to the production of the visual identity that this object assumed, as well as a field research with collaborators for critical analysis of use and usability, aiming to enhance this object. I proposed an evaluation instrument in visual arts, PROVAZINE, which aimed to provide an alternative assessment in art, using the language of fanzines to enable students to synthesize complex themes in the field of art and aesthetically demonstrate the learned content. The analysis of the data produced by the collaborators and PROVAZINE was made possible through a methodological proposal that retroactively feeds on each investigative journey: Fanzine-Based Research. It operates from the perspective of Art-Based Research (ABR), linked to aspects of the triangular approach, in order to analyze fanzines in categories of form and content for the construction of critical visual discourses regarding the reality that surrounds us, considering the multiple subjectivities that permeate us. Finally, I make considerations about the potential of fanzines as pedagogical tools, as art assessments, and as research methodologies to answer how fanzines, as creative possibilities, can provide didactic-pedagogical solutions for teaching practices in visual arts.
Palavras-chave: Pesquisa Educacional Baseada em ArtePesquisa Educacional Baseada em Arte
Pesquisa Baseada em Fanzines
Ensino de Artes Visuais
Educação Básica
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: RAMOS, Kesia. Pesquisa baseada em Fanzines: relatos insurgentes do trabalho docente em artes visuais. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes – Prof-Artes). Instituto Federal de Goiás, Aparecida de Goiânia, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/2246
Data do documento: 7-Abr-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Artes PROFARTES

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