Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/2148
Tipo: Trabalho Completo
Título: Modelo de corpúsculos: uma abordagem intuitiva no ensino de física
Título(s) alternativo(s): Model of Corpuscules: an intuitive approach to the teaching of physics
Autor(es): Cotrim, Cairo Henrique Vaz
Lopes, Daniel Ordine Vieira
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de abordagem didática para explicação de diferentes leis e propriedades da física básica a partir de um modelo teórico no qual os corpos materiais são constituídos por corpúsculos idênticos. Utilizando esse modelo deduzimos, a partir de experimentos mentais e argumentos de lógica, proporcionalidade e simetria, a terceira lei de Newton, a lei de conservação de quantidade de movimento e leis da calorimetria. O modelo foi construído por estudante de ensino médio a partir da dificuldade observada em seus colegas na compreensão de diversos conceitos da física. O trabalho é teórico-dedutivo, utilizando formalismo lógico-matemático. Mostramos ainda que o modelo construído é similar a analogias e explicações presentes no Principia de Isaac Newton. O modelo, portanto, pode ser usado para se estimular a argumentação lógica e experimentos mentais no contexto das ciências naturais, em particular a física, recurso bastante utilizado historicamente ao longo desta ciência. As deduções foram discutidas entre estudantes de ensino médio, mas cabe a investigações futuras avaliar se sua utilização favorece ou não a apropriação dos conceitos pelos estudantes.
Abstract: The objective of this work is to present a proposed didactic approach for explaining different laws and properties of basic physics based on a theoretical model in which material bodies are composed of identical corpuscles. Using this model, we deduce, through thought experiments and arguments of logic, proportionality, and symmetry, Newton's third law, the law of conservation of momentum, and the laws of calorimetry. The model was developed by a high school student based on the difficulties observed among peers in understanding various physics concepts. This work is theoretical-deductive, employing logical-mathematical formalism. We also show that the constructed model is similar to analogies and explanations found in Isaac Newton's *Principia*. Therefore, the model can be used to stimulate logical argumentation and thought experiments within the context of natural sciences, particularly physics, a resource widely used historically throughout this field. The deductions were discussed among high school students, but future investigations are needed to assess whether its use facilitates students' appropriation of the concepts.
Palavras-chave: Corpúsculos
Leis de Newton
Experimento Mental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Sociedade Brasileira de Física
Citação: COTRIM, Cairo Henrique Vaz; LOPES, Daniel Ordine Vieira. Modelo de corpúsculos: uma abordagem intuitiva no Ensino de Física. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 26, 2025, Niterói. Anais [...]. Niterói: UFF, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/2148
Data do documento: 20-Jan-2025
Aparece nas coleções:Eventos realizados extra IFG

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
trabalho completo Caio e DanielTrabalho completo191,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.