Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1934
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.referee1Pimenta, Adelino Candido-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7917516642709787pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Viviane Cristina Almada-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2888405693131286pt_BR
dc.contributor.referee3Gomes, Adriana Aparecida Molina-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8063443416453254pt_BR
dc.coverage.spatialJataí/Goiáspt_BR
dc.creatorNunes, Helena Aparecida de Melo-
dc.creatorPimenta, Adelino Candido-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4449483976074696pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7917516642709787pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-27T10:20:49Z-
dc.date.available2024-03-27T10:20:49Z-
dc.date.issued2023-06-30-
dc.identifier.citationNUNES, H. A. M.; PIMENTA, A. C. Modelo dos campos semânticos: conjunto de tarefas sobre geometria espacial e a produção de significados matemáticos e não matemáticos durante sua realização. 2023. Produto Educacional (Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Goiás, Jataí, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1934-
dc.description.abstractThe objective of our Educational Product is to present a set of tasks on spatial geometry to be applied in high school in order to make a reading of the production of mathematical and non-mathematical meanings of students during its realization, assumptions of the Semantic Fields Model (MCS). Therefore, the tasks designed aim to provide: A) to students: talk about things of their day to day that relate or not with spatial geometry; B) to teachers: exercise active listening of students, know their legitimities, know what they think or what they know about spatial geometry and how they see it; experience strangeness; exercise decentring, that is, put yourself in the student’s place to understand how they are thinking.pt_BR
dc.description.resumoO Objetivo do nosso PE é apresentar um conjunto de tarefas sobre geometria espacial para serem aplicadas no Ensino Médio com a finalidade de fazer uma leitura da produção de significados matemáticos e não matemáticos dos estudantes durante a sua realização, baseada nos pressupostos metodológicos do Modelo dos Campos Semânticos (MCS). Para tanto, as tarefas elaboradas visam propiciar: A) a alunos: falarem sobre coisas do seu dia a dia que se relacionem ou não com geometria espacial; B) a professores: exercitar a escuta ativa dos alunos, conhecer suas legitimidades, saber o que eles pensam ou o que sabem dizer sobre geometria espacial e de que forma eles a enxergam; experimentar estranhamentos; exercitar descentramentos, ou seja, colocar-se no lugar do aluno para entender como eles estão pensando.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosy Cristina Oliveira Barbosa (rosy.barbosa@ifg.edu.br) on 2024-03-26T00:31:34Z No. of bitstreams: 1 produto_Helena_Aparecida_de_Melo_Nunes.pdf: 1550801 bytes, checksum: 394ec7027bb0db343ccdd55379293a6d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Wilma Joaquim da Silva (wilma.silva@ifg.edu.br) on 2024-03-27T10:20:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 produto_Helena_Aparecida_de_Melo_Nunes.pdf: 1550801 bytes, checksum: 394ec7027bb0db343ccdd55379293a6d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-27T10:20:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 produto_Helena_Aparecida_de_Melo_Nunes.pdf: 1550801 bytes, checksum: 394ec7027bb0db343ccdd55379293a6d (MD5) Previous issue date: 2023-06-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInsitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiáspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCâmpus Jataípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsIFGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura positivapt_BR
dc.subjectPositive readingpt_BR
dc.subjectProdução de significadospt_BR
dc.subjectProduction of meaningspt_BR
dc.subjectEstranhamentopt_BR
dc.subjectEstrangementpt_BR
dc.subjectDescentramentopt_BR
dc.subjectDecenteringpt_BR
dc.subjectGeometria espacialpt_BR
dc.subjectSpatial geometrypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleModelo dos campos semânticos: conjunto de tarefas sobre geometria espacial e a produção de significados matemáticos e não matemáticos durante sua realizaçãopt_BR
dc.title.alternativeModel of the semantic fields: set of tasks on spatial geometry and the production of mathematical and non-mathematical meanings during its realizationpt_BR
dc.typeproduto-de-teses-e-dissertacoespt_BR
ifg.titulovinculadoprodutoTarefas sobre Geometria Espacial: Uma possibilidade para a leitura da produção de significados de estudantes do Ensino Médiopt_BR
ifg.areaconcentracaoEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
ifg.tipoprodutoMaterial didático/instrucionalpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_Helena_Aparecida_de_Melo_Nunes.pdfProduto1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.