Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1890
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Construção e análise de uma história em quadrinhos (HQ) no ensino de Química: uma proposta lúdica
Título(s) alternativo(s): Construction & Analysis of a Comic Book in Chemistry Teaching: a playful proposal
Autor(es): Tereza, Victor Gabriell Preto de Araújo Tereza
Primeiro Orientador: Deus, Thiago Cardoso de
metadata.dc.contributor.referee1: Deus, Thiago Cardoso de
metadata.dc.contributor.referee2: Rezende, Felipe Augusto de Mello
metadata.dc.contributor.referee3: Cruz, Thaiza Montine Gomes dos Santos
Resumo: O ensino de Química desempenha um papel crucial na formação educacional, mas pesquisas indicam que abordagens tradicionais baseadas em memorização podem limitar o aprendizado e desmotivar os alunos. Histórias em quadrinhos (HQ) são narrativas que combinam texto e imagens em quadros sequenciais, sendo amplamente difundidas e atrativas para diferentes faixas etárias. Características como onomatopeias, balões, desenhos em quadros e presença de personagens definem as HQs. Sua utilização em sala de aula é justificada pelo potencial em prender a atenção dos alunos, aprofundar conceitos e estimular discussões. O trabalho tem como objetivo geral a criação, aplicação e análise de uma História em Quadrinhos Interativa, utilizando a teoria de jogos, especialmente as funções do jogo pedagógico conforme a teoria piagetiana. O jogo foi aplicado a turmas do primeiro ano do ensino médio, escola situada no município de anápolis. Essa pesquisa qualitativa usou como método de análise dos dados a análise de conteúdo. Com base nas teorias piagetianas, a pesquisa se válida na construção da HQ e análise dela nas concepções de assimilação e acomodação, os resultados obtidos mostraram que o jogo, para essas turmas, apresentou grande evidência na Função Educativa e lúdica (Deus, 2019), outras funções do jogo pedagógico também puderam ser observadas, a função de equilíbrio demonstra ser um fator importante para futuras aplicações. Portanto, a abordagem pedagógica por meio de Histórias em Quadrinhos emerge como uma estratégia inovadora e eficaz para o ensino de química, promovendo a interação e engajamento dos alunos.
Abstract: Chemistry teaching plays a crucial role in educational development, but research indicates that traditional approaches based on memorization can limit learning and demotivate students. Comic books (comics) are narratives that combine text and images in sequential frames, being widely disseminated and attractive to different age groups. Features such as onomatopoeia, balloons, drawings in frames and the presence of characters define comics. Its use in the classroom is justified by its potential to capture students' attention, deepen concepts and stimulate discussions. The general objective of the work is the creation, application and analysis of an Interactive Comic Book, using game theory, especially the functions of the pedagogical game according to Piagetian theory. The game was applied to first-year high school classes, a school located in the city of Anápolis. This qualitative research used content analysis as a data analysis method. Based on Piagetian theories, the research is valid in the construction of the comic and its analysis in the concepts of assimilation and accommodation, the results obtained showed that the game, for these groups, presented great evidence in the Educational and recreational Function (Deus, 2019), other functions of the pedagogical game could also be observed, the balance function proves to be an important factor for future applications. Therefore, the pedagogical approach through Comics emerges as an innovative and effective strategy for teaching chemistry, promoting student interaction and engagement.
Palavras-chave: Aprendizagem
Jogo
História em quadrinhos
Learning
Game
Comics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
Citação: TEREZA, Victor. Construção e análise de uma história em quadrinhos (HQ) no ensino de Química: uma proposta lúdica. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Anápolis, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1890
Data do documento: 11-Dez-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_VICTOR_.pdfTCC_Victor Gabriell Preto de Araújo Tereza14,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.