Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1855
Tipo: Livro
Título: Desistência como resistência: o professor e o governo de si mesmo
Título(s) alternativo(s): Withdrawal as resistance: the teacher and self-government
Autor(es): Paraguassú, Alita Carvalho Miranda
Resumo: Na contramão dos discursos que sacralizam a docência e a plenitude dos professores no seu nicho profissional, a investigação derivada do projeto de pesquisa de doutoramento da Alita mobiliza narrativas de práticas docentes que revelam a emergência da desmotivação profissional no cotidiano de professoras. O discurso da desistência como estratégia de resistência das professoras é o foco deste livro. Nele, Alita apresenta-nos entrevistas com professoras que manifestam as dificuldades de ensinar. Tais confissões levam ao título da conclusão: “A quem ousa ensinar”, retomada de uma afirmação de Paulo Freire, décadas atrás: “ser professor é ousar trabalhar em más condições”. As confissões das professoras não são vistas como “falar mal” da profissão, mas como uma desistência enunciada de resistir em sala de aula.
Abstract: Contrary to the discourses that sacralize teaching and the plenitude of teachers in their professional niche, the investigation derived from Alita's doctoral research project mobilizes narratives of teaching practices that reveal the emergence of professional demotivation in the daily lives of teachers. The discourse of giving up as a resistance strategy for teachers is the focus of this book. In it, Alita presents us with interviews with teachers who express the difficulties of teaching. Such confessions lead to the title of the conclusion: “To those who dare to teach”, taken up from a statement by Paulo Freire, decades ago: “being a teacher means daring to work in bad conditions”. The teachers' confessions are not seen as “speaking badly” of the profession, but as an announced refusal to resist in the classroom.
Palavras-chave: Docência
Trabalho docente
Educação
Sujeito-professor.
Teaching
Teaching work
Education
Subject-teacher
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
Citação: PARAGASSÚ, Alita Carvalho Miranda. Desistência como resistência: o professor e o governo de si mesmo. Goiânia: IFG, 2022. 240 p.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1855
Aparece nas coleções:Livros da Editora IFG

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
livro_Alita Carvalho Miranda Paraguassú.pdf2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.