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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A Lei 11.645 no ensino de Biologia através de animações do Ciclo Selvagem
Título(s) alternativo(s): Law 11,645 in teaching Biology through Wild Cycle animations
Autor(es): Santos, Ana Vitória Pereira dos
Primeiro Orientador: Gabriel, Alice de Barros
metadata.dc.contributor.referee1: Gabriel, Alice de Barros
metadata.dc.contributor.referee2: Santana, Herick Soares de
metadata.dc.contributor.referee3: Fonseca, Bárbara de Barros
Resumo: A lei 11.645 modificou o artigo 26-A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação para incluir história e cultura afrobrasileira e indígena em todo currículo da educação básica, o presente texto discute a possibilidade da implementação dessa lei nas aulas de Biologia. A escolha do tema surgiu a partir da necessidade de refletir a importância que a inclusão dos conteúdos relacionados à história e cultura dos povos originários representa à educação e a partir dessa percepção fomentar a promoção da sensibilização em relação à diversidade da sociedade. Também apresentar e analisar como, através desses conhecimentos, pode-se agregar variadas metodologias à educação e a partir daí auxiliar os professores em regências mais inclusivas e contextualizadas com a história que muitos estudantes apresentam em sua bagagem e possibilitar aos estudantes uma compreensão mais profunda da biologia e de outras disciplinas de maneira interdisciplinar. Além disso, argumentamos que a inclusão da perspectiva de povos originários pode promover uma mentalidade mais ecologicamente responsável, partindo da ideia de que uma relação mais positiva entre humanos e natureza pode contribuir para, nas palavras de Krenak, “adiar o fim do mundo”. Para isso, fora realizada uma revisão bibliográfica de tipo narrativa que respondesse a essas questões e uma análise de quatro animações do Ciclo Selvagem que podem ser utilizadas em sala de aula como uma proposta metodológica que busque mobilizar o interesse e maior entendimento dos estudantes em sala de aula.
Abstract: The law 11,645 modified article 26-A of the LDB (Education Guidelines and Bases Law) to include Afro-Brazilian and indigenous history and culture in the entire basic education curriculum. This text discusses the possibility of implementing this law in Biology classes. The choice of the theme arose from the need to reflect the importance that the inclusion of content related to the history and culture of original peoples represents to education and, based on this perception, promote the promotion of awareness of a more diverse society. Also present and analyze how, through this knowledge, different methodologies can be added to education and from there assist teachers in more inclusive and contextualized teachings with the history that many students present in their background, enabling students to have a deeper understanding of the biology and other disciplines in an interdisciplinary way. Furthermore, we argue that the inclusion of the perspective of indigenous peoples can promote a more ecologically responsible mentality, based on the idea that a more positive relationship between humans and nature can contribute to, in Krenak's words, “postponing the end of the world”. To this end, a narrative bibliographical review was carried out to answer these questions and an analysis of four animations from the Wild Cycle that can be used in the classroom as a methodological proposal that seeks to mobilize the interest and greater understanding of students in the classroom.
Palavras-chave: Lei 11.645
Ailton Krenak
artigo 26-A
ensino de Biologia
povos originários
Law 11.645
article 26-A
Biology teaching
native peoples
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Águas Lindas de Goiás
Citação: SANTOS, Ana Vitória Pereira dos. A Lei 11.645 no ensino de Biologia através de animações do Ciclo Selvagem. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Águas Lindas de Goiás, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1790
Data do documento: 26-Set-2023
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