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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ESTUDO DOS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFG – CÂMPUS INHUMAS
Autor(es): Pereira, Danielle Marques
Primeiro Orientador: Teixeira, Renato Araújo
Resumo: Essa pesquisa tem como tema e objetivo geral analisar os obstáculos epistemológicos no curso de licenciatura em Química do IFG campus Inhumas. De maneira específica, procurou averiguar as “representações” dos alunos e professores na aquisição do conhecimento científico. Essa pesquisa se justifica, pois a formação docente acaba por exigir um processo de ensino-aprendizagem crítico-reflexivo que induz à ultrapassagem dos obstáculos epistemológicos e ao conhecimento do senso comum, dando sentido à formação do espírito científico. O tipo de pesquisa é qualitativo com um direcionamento para um estudo de caso. Para a obtenção dos dados, aplicou-se uma entrevista com roteiro prévio aos alunos e professores envolvidos no curso de Licenciatura em Química. Os resultados mostram que a identificação dos obstáculos epistemológicos e sua ultrapassagem devem ser estimuladas à medida que tenta aprimorar um conceito científico, ou resolver um problema. Percebe-se que os obstáculos epistemológicos e sua posterior superação acabam sendo negligenciados no caminho das aquisições científicas gerando possivelmente consequências indesejadas porque pode não estimula o aluno e nem o professor para situações de ação, de formulação, de validação, de institucionalização conceitual. Se o professor coloca os conceitos prontos e acabados, ele impede que ocorra uma construção de um saber mais científico uma vez que o aluno pode se colocar numa situação confortável de procurar compreender, ou, simplesmente, cumprir a tarefa estipulada pelo docente de forma passiva.
Abstract: This research has as its theme and general objective to analyze the epistemological obstacles in the licentiate course in Chemistry of the IFG campus Inhumas. Specifically, it sought to ascertain the "representations" of students and teachers in the acquisition of scientific knowledge. This research is justified, because the teacher training ends up requiring a critical-reflexive teaching-learning process that leads to the overcoming of epistemological obstacles and to the knowledge of common sense, giving meaning to the formation of the scientific spirit. The type of research is qualitative with a focus on a case study. To obtain the data, an interview with a previous script was applied to the students and professors involved in the course of Chemistry Degree. The results show that the identification of epistemological obstacles and their overcoming should be stimulated as they attempt to improve a scientific concept or solve a problem. It is noticed that the epistemological obstacles and their subsequent overcoming end up being neglected in the way of the scientific acquisitions possibly generating unwanted consequences because it can not stimulate the student nor the teacher for situations of action, of formulation, of validation, of conceptual institutionalization. If the teacher puts the concepts ready and finished, it prevents a construction of a more scientific knowledge from occurring since the student can put himself in a comfortable situation to try to understand or simply to fulfill the task stipulated by the teacher in a passive way.
Palavras-chave: Ensino
Química
Epistemologia
Formação docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Inhumas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/179
Data do documento: 31-Mar-2017
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