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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mendonça, Danila Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0654555516464815pt_BR
dc.creatorSilva, Dhiully Priscilla Sousa-
dc.creatorGuerra, Emiliane Cristina da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7906668909779133 , http://lattes.cnpq.br/9871256677507783pt_BR
dc.date.accessioned2018-06-09T14:05:03Z-
dc.date.available2016-04-13-
dc.date.available2018-06-09T14:05:03Z-
dc.date.issued2016-03-02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/178-
dc.description.abstractThe recreational activities have been a motivating and attractive educational tool that provides an acquisition of knowledge in a natural, joyful and spontaneous (LIMA, et al). Among the alternatives with respect to recreational activities which can be worked on in the classroom, we highlight the games, as they significantly, as part of student life from childhood (SOARES, 2013). Arouse students' interest in learning is becoming a challenge for the educator. So the failure of students that before was due to lack of interest of their own, is now considered a result of the teacher's work. In recent years, education has undergone major positive changes, and the games have gained more and more ground as an intermediary tool to teaching and learning of chemistry, that is, the play activities are being increasingly used as a tool to awaken the interest of the student for the content, and thus promote better use of learning in classrooms. So in this work we we made a game and apply in order to be a teaching tool for a high school class. For this, we used the type of qualitative research, where observations were made, data collection through questionnaires, and the preparation and application of a board game as a facilitator form of education. The game application resulted in the students' interest awakening in the discipline of organic chemistry and also led their respective interests in the classrooms. Thus, we can conclude that our research served as a stimulus to educators in the use of classrooms games. And yet as an incentive for students to pursue the establishment of the contents through playful activities.pt_BR
dc.description.resumoAs atividades lúdicas vêm sendo um instrumento didático motivado reatrativo que proporciona uma aquisição do conhecimento de forma natural, prazerosa e espontânea (LIMA,et.al). Entre as alternativas no que diz respeito às atividades lúdicas que podem ser trabalhadas em sala de aula, destacam–se os jogos, pois eles, de forma significativa, já fazem parte da vida do aluno desde a infância (SOARES,2013). Despertar o interesse dos alunos pela aprendizagem vem se tornando um desafio para o educador. Pois, o insucesso dos alunos que antes se devia à falta de interesse dos próprios, hoje é considerado consequência do trabalho do professor. Nos últimos anos, a educação tem passado por grandes transformações positivas, e os jogos têm ganhado cada vez mais espaço como instrumento intermediadora o ensino aprendizagem de química, istoé, as atividades lúdicas vêm sendo utilizadas cada vez mais como ferramenta para despertar o interesse do aluno pelo conteúdo, e assim promover um maior aproveitamento da aprendizagem nas salas de aula. Por isso ,neste trabalho nós confeccionamos um jogo e aplicamos com o objetivo de ser uma ferramenta didática para uma turma de ensino médio. Para isso, foi utilizado a pesquisa qualitativa, em que foram realizadas observações, levantamento de dados pela aplicação de questionários, e a confecção e aplicação de um jogo de tabuleiro como forma facilitadora de ensino.A aplicação do jogo resultou no despertardo interesse dos alunos pela disciplina de química orgânica e também ocasionou suas respectivas participações nas salas de aula. E assim, podemos concluir que a nossa pesquisa serviu como um estímulo aos educadores no emprego dos jogo se salas de aula. E ainda como incentivo aos alunos, em buscarem a fixação dos conteúdos através de atividades lúdicas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Kenia Silva Oliveira (kenia.oliveira@ifg.edu.br) on 2018-05-08T12:43:44Z No. of bitstreams: 1 TCC PRONTO (1).pdf: 2678849 bytes, checksum: 5518eb2d1bdb3c55e1e62302f2b19595 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Maria Aparecida Rodrigues de Souza (maria.souza@ifg.edu.br) on 2018-06-09T14:05:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC PRONTO (1).pdf: 2678849 bytes, checksum: 5518eb2d1bdb3c55e1e62302f2b19595 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-09T14:05:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC PRONTO (1).pdf: 2678849 bytes, checksum: 5518eb2d1bdb3c55e1e62302f2b19595 (MD5) Previous issue date: 2016-03-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInsitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiáspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCâmpus Inhumaspt_BR
dc.publisher.initialsIFGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectjogospt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectquímicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleJogos Didáticos como ferramenta facilitadora no ensino de Químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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