Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1788
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da inserção da educação ambiental no currículo escolar das escolas municipais de Águas Lindas de Goiás
Título(s) alternativo(s): Insertion of environmental education into the school curriculum of the municipal schools of Águas Lindas de Goiás
Autor(es): Vieira, Thauana Pereira
Primeiro Orientador: Santana, Herick Soares de
metadata.dc.contributor.referee1: Santana, Herick Soares de
metadata.dc.contributor.referee2: Gabriel, Alice de Barros
metadata.dc.contributor.referee3: Araújo Júnior, Antônio Cláudio de
Resumo: Os impactos das ações causadas pelo ser humano estão cada vez mais notórios ao longo do tempo. Por isso torna-se essencial a Educação Ambiental, a fim de garantir que o pensamento e desenvolvimento da sociedade estejam alinhados com a preocupação ambiental, bem como ensinar sobre ações individuais que são essenciais para o uso adequado dos recursos naturais. A partir desses pressupostos, o intuito principal deste trabalho é analisar de forma crítica como ocorre a inserção da Educação Ambiental nas escolas municipais de Águas Lindas de Goiás – GO. Para isso, foram analisados os Projetos Políticos Pedagógicos de 10 instituições a fim de compreender como cada uma delas trabalha a Educação Ambiental. Após a análise dos PPPs foi constatado que quatro instituições são explícitas ao falar do tema de Educação Ambiental, cinco PPPs tratam a temática de forma superficial e um PPP não trata do tema. A partir de uma compreensão mais aprofundada do conceito de Educação Ambiental, fica claro que a sua inclusão no cotidiano das escolas pode ser uma forma de garantir o conhecimento sobre o meio ambiente, bem como dos direitos associados a ele, além de fornecer um olhar crítico não apenas sobre as questões ambientais, mas também sobre as questões socioeconômicas dos alunos.
Abstract: The impacts of human-caused actions are increasingly notable over time. Therefore, it is essential to have a basis in relation to Environmental Education for people, to ensure that the thinking and development of society are aligned with environmental concerns, as well as teaching about individual actions that are essential for proper use. of natural resources. Based on these assumptions, the main objective of this work is to critically analyze how Environmental Education is inserted into municipal schools in Águas Lindas de Goiás – GO. To this end, Pedagogical Political Projects (PPPs) of 10 schools were analyzed to understand how each of them addresses the topic of environmental education. After analyzing the PPPs, it was found that four institutions are explicit when talking about the topic of Environmental Education, five PPPs deal with the topic superficially and one PPP does not address the topic. From a more in-depth understanding of the concept of Environmental Education, it becomes clear that its inclusion in the daily lives of schools can be a way of guaranteeing knowledge about the environment, as well as the rights associated with it, in addition to provide a critical look not only at environmental issues, but also at students' socioeconomic issues.
Palavras-chave: Educação Ambiental
escolas municipais
projeto político pedagógico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Águas Lindas de Goiás
Citação: VIEIRA, T. P. Análise da inserção da educação ambiental no currículo escolar das escolas municipais de Águas Lindas de Goiás. 2023. 40p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Águas Lindas de Goiás, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1788
Data do documento: 28-Set-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Thauana Vieira.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.