Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1782
Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: Experimento didático formativo: a formação do pensamento teórico a partir das relações nucleares sobre o conceito energia
Título(s) alternativo(s): Formative didactic experiment: the formation of theoretical thinking based on nuclear relationships on the concept of energy
Autor(es): Oliveira, André Luiz Fernandes de
Souza, Paulo Henrique de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Paulo Henrique de
metadata.dc.contributor.referee2: Queiroz, Vanderleida Rosa de Freitas e
metadata.dc.contributor.referee3: Echalar, Adda Daniela Lima Figueiredo
Resumo: O produto educacional, “Experimento didático formativo: a formação do pensamento teórico a partir das relações nucleares sobre o conceito energia, é resultado da pesquisa de mestrado intitulada “O desenvolvimento do conceito de energia por estudantes dos anos finais do ensino fundamental a partir dos referenciais teóricos da didática desenvolvimental”, cujo objetivo geral foi apreender os indícios de formação do pensamento teórico em estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, a partir do processo de apropriação do conceito de energia, no contexto da didática desenvolvimental. Esse produto educacional trata-se de um experimento didático formativo (EDF), uma proposta de organização de ensino, fruto da investigação teórica-metodológica amparada na perspectiva dos referenciais teóricos da didática desenvolvimental. O experimento didático formativo (EDF) tem como objetivo materializar uma proposta de ensino para os anos finais do Ensino Fundamental na área da Ciências da Natureza sobre o conceito de energia, com embasamento nos referencias teóricos da didática desenvolvimental. Esse experimento é o desdobramento da inter- relação dos aspectos filosófico (materialismo histórico-dialético), psicológico (histórico-cultural/teoria da atividade) e didático- pedagógico (didática desenvolvimental). O referencial teórico abordado no experimento é uma concepção de educação escolar crítica pautada nas contradições emanadas da prática social humana.
Abstract: The educational product, “Formative didactic experiment: the formation of theoretical thinking based on nuclear relations on the concept of energy”, is the result of master's research entitled “The development of the concept of energy by students in the final years of elementary school based on references theorists of developmental didactics”, whose general objective was to understand the signs of the formation of theoretical thinking in students in the 8th year of Elementary School, based on the process of appropriating the concept of energy, in the context of developmental didactics. This educational product is a formative didactic experiment (EDF), a proposal of teaching organization, the result of theoretical-methodological research supported by the perspective of theoretical references of developmental didactics. The formative didactic experiment (EDF) aims to materialize a teaching proposal for the final years of Elementary School in the area of ​​Natural Sciences on the concept of energy, based on the theoretical references of developmental didactics. This experiment is the unfolding of the interrelationship of philosophical (historical-dialectic materialism), psychological (historical-cultural/activity theory) and didactic-pedagogical (developmental didactics) aspects. The theoretical framework addressed in the experiment is a conception of critical school education based on the contradictions emanating from human social practice.
Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural
Cultural-historical psychology
teoria da atividade
Activity theory
Ensino desenvolvimental
Developmental teaching
Ensino de ciências
Science teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: OLIVEIRA, A. L. F.; SOUZA, P. H. Experimento didático formativo: a formação do pensamento teórico a partir das relações nucleares sobre o conceito energia. 2023. Produto Educacional (Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Goiás, Jataí, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1782
Data do documento: 26-Jun-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_Andre_Luiz_Fernandes_de_Oliveira.pdfProduto2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.