Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1781
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As concepções de modelagem matemática presentes nas dissertações e teses defendidas no período 2017 e 2021
Título(s) alternativo(s): The conceptions of mathematical modeling present in the dissertations and theses defended in the period 2017 and 2021
Autor(es): Oliveira, Beatriz de Freitas
Primeiro Orientador: Silva, Luciano Duarte da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Luciano Duarte da
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Nilton Cézar
metadata.dc.contributor.referee3: Assis, Aline Mota de Mesquita
Resumo: A aplicação da Modelagem Matemática como metodologia de ensino tem sido amplamente estudada nos últimos anos, ocasionando na constituição de diferentes concepções e metodologias de aplicação no ambiente escolar. Desse modo, esta pesquisa buscou, por meio da análise de teses e dissertações, compreender qual concepção de Modelagem Matemática foi utilizada em sala de aula entre os anos de 2017 e 2021. Assim, a partir do Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD) as pesquisas foram coletadas e selecionadas de modo que fossem escolhidas apenas aquelas que melhor atendessem aos objetivos desta pesquisa. Em seguida foi realizada uma análise dos trabalhos baseada nas ideias da Análise de Conteúdo segundo Bardin (2016). A partir desse processo, obteve-se a divisão das concepções em duas classificações: Matemática Aplicada e Educação Matemática, onde, dentro desta última, foi possível identificar concepções que apresentam como intuito essencial à aprendizagem do conteúdo matemático enquanto outras objetivam uma formação crítica e social do aluno. Além desses resultados também foi possível observar o desenvolvimento dessas pesquisas segundo o ano de aplicação, a região geográfica e por titulação, revelando um pouco do panorama no qual se encontram as pesquisas de Modelagem Matemática aplicadas em sala. Dessa forma, os resultados encontrados ao longo da pesquisa apresentam um panorama das pesquisas e apontam tópicos que podem ser estudados em investigações futuras.
Abstract: The application of Mathematical Modeling as a teaching methodology has been widely studied in recent years, resulting in the constitution of different concepts and application methodologies in the school environment. Thus, this research sought, through the analysis of theses and dissertations, to understand which conception of Mathematical Modeling was used in the classroom between the years 2017 and 2021. Thus, from the Digital Bank of Theses and Dissertations (DBTD) the surveys were collected and selected so that only those that best met the objectives of this research were chosen. Then, an analysis of the works was carried out based on the ideas of Content Analysis according to Bardin (2016). From this process, it was possible to divide the conceptions into two classifications: Applied Mathematics and Mathematics Education, where, within the latter, it was possible to identify conceptions that present the essential purpose of learning mathematical content while others aim at a critical and social formation of the student. In addition to these results, it was also possible to observe the development of these researches according to the year of application, the geographic region and by title, revealing a little of the panorama in which the researches of Mathematical Modeling applied in the classroom are found. Thus, the results found throughout the research present an overview of the research and point out topics that can be studied in future investigations.
Palavras-chave: Modelagem matemática
Educação Matemática
Concepções
CNPq: Educação. Ensino-Aprendizagem. Métodos e Técnicas de Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Goiânia
Citação: OLIVEIRA, Beatriz de Freitas. As concepções de modelagem matemática presentes nas dissertações e teses defendidas no período 2017 e 2021. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1781
Data do documento: 9-Nov-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Beatriz_Freitas.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.