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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Abordagem de conceitos e conteúdos de Química no Ensino Médio por meio da temática “Química Forense”: papiloscopia e esteganografia.
Título(s) alternativo(s): Approaching chemistry concepts and content in high school through the thematic “forensical chemistry”: papiloscopy and steganography.
Autor(es): Castro, Maria Amélia Pereira de
Primeiro Orientador: Alves, Blyeny Hatalita Pereira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Santos, Renato Gomes
metadata.dc.contributor.referee1: Carvalho, Fernando dos Reis de
metadata.dc.contributor.referee2: Rezende, Gláucia Aparecida Andrade
metadata.dc.contributor.referee3: Alves, Blyeny Hatalita Pereira
Resumo: A Química Forense teve gradual substituição dos chamados métodos clássicos de análise, pelos métodos instrumentais, com técnicas e procedimentos com potencial para a utilização em aulas práticas para o ensino de Química. Neste sentido, o objetivo desse trabalho foi abordar a química forense como uma estratégia para motivação do processo de ensino e aprendizagem de Química, a partir da proposição de atividades práticas experimentais baseadas em técnicas de química forense para o ensino de Química no Ensino Médio, e desenvolvendo métodos que possam contemplar e também, descrever exemplos e formas de abordagens para a produção de aulas expositivas para o ensino de Química. Foram propostas atividades práticas e teóricas para uma turma de 1º Ano do Curso Técnico em Química de uma escola pública da cidade de Itumbiara-GO. As atividades foram realizadas em 2 aulas sequências (45 minutos cada), e houve a participação de 25 alunos. O planejamento teve como foco a revelação de impressões digitais e de mensagens invisíveis por meio de uso de técnicas forenses baseadas em reações e interações químicas. A partir das atividades propostas, foram explorados aspectos sobre polaridade e solubilidade de moléculas, forças intermoleculares, granulometria, mudança de estados físicos da matéria e reações químicas ácido-base, reações de combustão e formação de complexos. Foi observada a participação ativa dos alunos no desenvolvimento dos procedimentos propostos e nos momentos de discussão quando apresentaram ponderações, sobre as atividades desenvolvidas, ora com caráter científico, ora com caráter advindo do senso comum. Percebe-se que ocorreu a compreensão da relação dos conhecimentos de Química com os da área de análises forenses, de modo que a utilização de experimentos práticos simples baseados em técnicas forenses podem ser ferramentas interessantes para o ensino de conceitos da química nas aulas desta disciplina no Ensino Médio.
Abstract: Forensic Chemistry had a gradual replacement of the so-called classical methods of analysis, by instrumental methods, with techniques and procedures with potential for use in practical classes for teaching Chemistry. In this sense, the objective of this work was to approach forensic chemistry as a strategy for motivating the Chemistry teaching and learning process, based on the proposition of experimental practical activities based on forensic chemistry techniques for teaching Chemistry in High School, and developing methods that can contemplate and also describe examples and forms of approaches for producing expository classes for teaching Chemistry. Practical and theoretical activities were proposed for a 1st year class of the Technical Course in Chemistry at a public school in the city of Itumbiara-GO. The activities were carried out in 2 consecutive classes (45 minutes each), and 25 students participated. The planning focused on revealing fingerprints and invisible messages through the use of forensic techniques based on chemical reactions and interactions. From the proposed activities, aspects of polarity and solubility of molecules, intermolecular forces, granulometry, changes in physical states of matter and acid-base chemical reactions, combustion reactions and complex formation were explored. The active participation of students was observed in the development of the proposed procedures and in moments of discussion when they presented considerations on the activities developed, sometimes with a scientific character, sometimes with a character arising from common sense. It can be seen that there was an understanding of the relationship between knowledge in Chemistry and knowledge in the area of forensic analysis, so that the use of simple practical experiments based on forensic techniques can be interesting tools for teaching chemistry concepts in classes of this discipline in the High school.
Palavras-chave: Química forense.
Forensic chemistry.
Ensino de Química.
Chemistry teaching.
Aulas práticas.
Practical classes.
Atividades experimentais.
Experimental activities.
Papiloscopia.
Papilloscopy.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Itumbiara
Citação: CASTRO, Maria Amélia Pereira de. Abordagem de conceitos e conteúdos de Química no Ensino Médio por meio da temática “Química Forense”: papiloscopia e esteganografia. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Itumbiara, 45 p. 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1775
Data do documento: 13-Set-2023
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