Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1773
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Visita virtual ao Museu Curie: possibilidades para a formação inicial do docente
Título(s) alternativo(s): Virtual visit to the Curie Museum: possibilities for initial teacher training.
Autor(es): Marques, Nayara Frazão
Primeiro Orientador: Alves, Blyeny Hatalita Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Rezende, Gláucia Aparecida Andrade
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Vanessa Freitas
metadata.dc.contributor.referee3: Alves, Blyeny Hatalita Pereira
Resumo: A visita virtual a Museus e sua importância para a formação docente foi tema escolhido para uma exploração sobre a aprendizagem dentro dos espaços não escolares. Analisando a formação inicial de professores percebe-se que a exploração desses espaços não formais não ocorre de forma mais efetiva, tendo em vista a riqueza de informações que podem ser obtidas neles. Este trabalho ocupou-se da exploração virtual do Museu Marie Curie como proposta para desenvolvimento de uma sequência de ensino que foi aplicada na disciplina de Oficina do Ensino de Química, no curso de Licenciatura em Química, visando a formação dos licenciandos. Os dados indicam que cerca de 30% dos alunos não realizaram visita a um museu físico durante toda sua vida escolar, e nenhum deles havia explorado algum museu virtual. Apesar da importância desses espaços, a temática museus não é apresentada de forma pontual ou contínua no processo de formação inicial do professor. No entanto, a abordagem utilizada neste trabalho indica a necessidade de conhecer e reconhecer esses espaços. A visita virtual ao Museu Curie permitiu que os licenciandos conhecessem um espaço não formal de educação, propusessem e refletissem sobre atividades para utilizá-lo como temática em sala de aula.
Abstract: The virtual visit to Museums and its importance for teacher training was the theme chosen for an exploration of learning within non-school spaces. Analyzing the initial training of teachers, it is noticed that the exploration of these non-formal spaces does not occur more effectively, in view of the wealth of information that can be obtained in them. This work dealt with the virtual exploration of the Marie Curie Museum as a proposal for the development of a teaching sequence that was applied in the discipline of Workshop on Chemistry Teaching, in the Degree in Chemistry course, aiming at the training of graduates. Data indicate that only 30% of students have already visited a physical museum throughout their school life, and none of them had explored a virtual museum. Despite the importance of these spaces, the theme of museums is not presented in a punctual or continuous way in the initial teacher training process. However, the approach used in this work indicates the need to know and recognize these spaces. The virtual visit to the Curie Museum allowed undergraduates to get to know a non-formal education space, propose and reflect on activities to use as a topic in the classroom.
Palavras-chave: Museus virtuais.
Virtual museums.
Formação de professores.
Teacher training.
Espaços não formais.
Non-formal spaces.
Marie Curie.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Itumbiara
Citação: MARQUES, Nayara Frazão. Visita virtual ao Museu Curie: possibilidades para a formação inicial do docente. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Itumbiara, 39 p. 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1773
Data do documento: 23-Ago-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Nayara Frazão Marques.pdfTCC Licenciatura em Química - Câmpus Itumbiara 2023 – Nayara Frazão Marques - Visita virtual ao Museu Curie: possibilidades para a formação inicial do docente.1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.