Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1753
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Paleontologia de répteis do estado de Goiás: uma revisão bibliográfica
Título(s) alternativo(s): Paleontology of reptiles from the state of Goiás: a bibliographical review
Autor(es): Sousa, Igor Called Medeiros
Primeiro Orientador: Santana, Herick Soares de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Rodrigues, João Eduardo Campelo
metadata.dc.contributor.referee1: Santana, Herick Soares de
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo Júnior, Antônio Cláudio de
metadata.dc.contributor.referee3: Monteiro, Rafael de Melo
Resumo: Este artigo se propõe a sistematizar os trabalhos sobre paleontologia de répteis realizados no estado de Goiás, mapeando os registros fósseis e regiões importantes para a paleontologia no estado, os principais grupos estudados e as possíveis lacunas nesta ciência no Goiás. A pesquisa foi realizada na base de dados “Google Acadêmico” utilizando busca booleana pelos termos lógicos “("Paleontologia" OR "fóssil") AND "goiás" AND ("répteis" OR "réptil”)”. Foi utilizado o seguinte critério de elegibilidade dos artigos: tratar de análise, descrição ou descoberta de fósseis répteis encontrados no estado de Goiás. A busca apresentou 742 resultados, dos quais 41 foram selecionados, por meio de termos de elegibilidade, para leitura integral. Ao final, 10 artigos foram selecionados para síntese final, esses artigos tiveram suas referências analisadas o que resultou em mais quatro artigos que atendem aos termos de elegibilidade desta pesquisa, mais dois artigos com dados relevantes para esta pesquisa, encontrados em pesquisa externa, foram adicionados a este artigo totalizando 16 artigos na síntese final. Os dados extraídos desses artigos foram autoria; ano de publicação; local da coleta dos fósseis; formação geológica; data da coleta; período geológico estudado; espécie do fóssil; lotação do fóssil e acrônimo das peças. Com esta pesquisa foi possível concluir que a Paleontologia de répteis está bem consolidada no estado de Goiás, os grupos de fósseis répteis com maior significância nos estudos são mesossauros e titanossauros e as regiões com maior importância são Montividiu, Perolândia, Portelândia, Quirinópolis, Rio Verde e Paraúna.
Palavras-chave: Bauru
Irati
mesossauros
pararepteis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA::PALEONTOLOGIA ESTRATIGRAFICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Águas Lindas de Goiás
Citação: Sousa, Igor Called Medeiros. Paleontologia de répteis do estado de Goiás: uma revisão bibliográfica. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Biologia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Águas Lindas de Goiás, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1753
Data do documento: 30-Jun-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Igor Called.pdf3,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.