Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1742
Tipo: Monografia-Especialização
Título: Mapa teórico do uso da robótica educacional para estudo de funções nas aulas de matemática
Título(s) alternativo(s): Theoretical framework for the use of educational robotics in the study of functions in mathematics classes
Autor(es): Pereira, Marcos Antonio Alvarenga
Primeiro Orientador: Lula, Kariton Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Lula, Kariton Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Morais, Silvia Cristina Dorneles de
metadata.dc.contributor.referee3: Lopes, Paulo Cesar de Castro
Resumo: Este trabalho consiste em realizar um levantamento bibliográfico de acordo com a teoria do mapa teórico buscando entender como o uso da Robótica Educacional contribui para o processo de ensino-aprendizagem do conceito de Função nas aulas de matemática, tendo como base textos de divulgação científica no formato online, cuja temática central seja a de Robótica Educacional em aulas de Matemática para o estudo de Funções e tecer comentários sobre as possíveis aplicações dos conceitos abordados. O desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget foi essencial para a criação dos primeiros kits de Robótica Educacional e foram revisadas por Seymour Papert (SANTOS; MENEZES, 2005), sendo utilizado para atualizar as práticas pedagógicas tradicionais e conservadoras de acordo com o referencial teórico deste trabalho. A pesquisa foi realizada na Base Bibliográfica Portal de Periódicos da CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, tendo como resultado artigos e dissertações de mestrado. Concluindo, a maioria dos textos encontrados são advindos do programa de mestrado em Matemática em Rede Nacional, de professores regentes do ensino básico. Em praticamente todos os trabalhos foram utilizados kits de Robótica Educacional da marca LEGO® e o produto educacional mais produzido pelos pesquisadores foram Sequências Didáticas, com utilização de robôs para modelar conceitos de Funções. Portanto, a presente pesquisa deixa evidente que a utilização da Robótica Educacional auxilia no processo de ensino-aprendizagem de Funções nas aulas de Matemática, proporcionando aulas lúdicas e dinâmicas onde o aluno pode experimentar na prática o conteúdo estudado na teoria.
Abstract: This work consists of conducting a bibliographic review following the theoretical framework theory, aiming to understand how the use of Educational Robotics contributes to the teaching and learning process of the concept of Functions in mathematics classes. The research is based on online scientific dissemination texts whose central theme is Educational Robotics in Mathematics classes for the study of Functions, and it also involves providing insights into the potential applications of the discussed concepts. The cognitive development theory of Jean Piaget played a crucial role in the development of the initial Educational Robotics kits, which were further refined by Seymour Papert (SANTOS; MENEZES, 2005). These kits were used to update traditional and conservative pedagogical practices in line with the theoretical framework of this work. The research was conducted using the CAPES Periodicals Portal Bibliographic Database and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, resulting in a collection of articles and master's dissertations. In conclusion, many of the texts found originated from the National Network Master's Program in Mathematics, authored by primary school teachers. All these works utilized Educational Robotics kits from the LEGO® brand, and the most produced educational product by researchers were Didactic Sequences, incorporating robots to model concepts of Functions. Therefore, this research clearly demonstrates that the use of Educational Robotics enhances the teaching and learning process of Functions in mathematics classes, providing engaging and dynamic lessons where students can apply the theoretical content through practical experiences.
Palavras-chave: Robótica Educacional
Estudo de Funções
Ensino de Matemática
CNPq: Ciências Humanas - Educação; Ciências Exatas - Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Inhumas
Citação: PEREIRA, M. A. Alvarenga Mapa teórico do uso da robótica educacional para estudo de funções nas aulas de matemática. Orientador: Prof. Dr. Kariton Pereira Lula. Monografia (Especialização) – Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Docência na Educação Básica e Profissional, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Campus Inhumas, Inhumas, 24 p. 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1742
Data do documento: 23-Set-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAPA_TEORICO_DO_USO_DA_ROBOTICA_EDUCACIONAL_PARA_ESTUDO_DE_FUNCOES_NAS_AULAS_DE_MATEMATICA.pdf748,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.