Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1618
Tipo: Monografia-Especialização
Título: Aprendizagem sobre células mediada por storytelling: uma intervenção no Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): Learning about cells mediated by storytelling: an intervention in Elementary Education
Autor(es): Faria, Viviane Dias de
Primeiro Orientador: Andrade, Lígia Viana
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Lígia Viana
metadata.dc.contributor.referee2: Abdalla, Dayana Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee3: Castro, Leonardo Magalhães de
Resumo: Esta pesquisa abordou o uso do método storytelling para o ensino de ciências, particularmente, o tema “células animais e vegetais”. O trabalho foi desenvolvido com 25 alunos do 5º ano de uma escola municipal de Itumbiara, Goiás, por meio de uma história em quadrinhos, produzida em duplas. Adotou-se o storytelling como ferramenta pedagógica, pois dialoga com os ideais presentes nas metodologias ativas e pode veicular o ensino nas aulas de ciências do ensino fundamental. O conteúdo previsto para o 5º ano, “estudo das características e diferenças entre as células animais e vegetais” foi apresentado no formato expositivo e posteriormente, foi o tema para o método storytelling. A intervenção teve duração de 5 aulas, de 45 minutos por dia, realizadas pela pesquisadora. Foi dividido em etapas: demonstração do conteúdo, aplicação do questionário (pré-teste), realização da atividade pelo método storytelling, finalizado com o questionário (pós-teste). Os estudantes se envolveram com as atividades, demonstrando curiosidade e satisfação. Após análises dos questionários, constatou-se que a metodologia utilizada promoveu a aprendizagem, constatação verificada pela melhoria das notas dos estudantes nos testes. Conclui-se que metodologias ativas, como a proposta de storytelling, podem ser utilizadas como alternativa ao método expositivo, proporcionando autonomia e ampliando a participação do estudante no próprio aprendizado.
Abstract: This research addressed the use of the storytelling method for science teaching, particularly the theme “animal and plant cells”. The work was developed with 25 students of the 5th year of a municipal school in Itumbiara, Goiás, through a comic book, produced in pairs. Storytelling was adopted as a pedagogical tool, as it dialogues with the ideals present in active methodologies and can convey teaching in elementary school science classes. The content planned for the 5th year, “study of the characteristics and differences between animal and plant cells” was presented in an expository format and later, it was the theme for the storytelling method. The intervention lasted 5 classes, 45 minutes a day, conducted by the researcher. It was divided into stages: content demonstration, application of the questionnaire (pre-test), carrying out the activity using the storytelling method, ending with the questionnaire (post-test). The students got involved with the activities, showing curiosity and satisfaction. After analyzing the questionnaires, it was found that the methodology used promoted learning, a finding verified by the improvement in the students' test scores. It is concluded that active methodologies, such as the storytelling proposal, can be used as an alternative to the expository method, providing autonomy and expanding student participation in their own learning.
Palavras-chave: Ensino de Ciências.
Science teaching.
Storytelling
Storytelling
Metodologias ativas.
Active methodologies.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Itumbiara
Citação: FARIA, Viviane Dias de. Aprendizagem sobre células mediada por storytelling: uma intervenção no Ensino Fundamental. 2022. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG, Itumbiara, 25 p. 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1618
Data do documento: 5-Dez-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon. especialização_Viviane Dias de Faria.pdfMonografia de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática - Câmpus Itumbiara 2022 – Viviane Dias de Faria - Aprendizagem sobre células mediada por storytelling: uma intervenção no Ensino Fundamental1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.