Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1604
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Fatores que comprometem a aprendizagem de Química no Ensino Superior: uma revisão bibliográfica. |
Título(s) alternativo(s): | Factors that compromise the learning of Chemistry in Higher Education: a bibliographic review. |
Autor(es): | Cardoso, Ana Paula Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Andrade, Lígia Viana |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rosa, Adriana Carvalho |
metadata.dc.contributor.referee2: | Alves, Blyeny Hatalita Pereira |
metadata.dc.contributor.referee3: | Andrade, Lígia Viana |
Resumo: | Uma grande porcentagem de estudantes possui dificuldade na aprendizagem, desde o ensino básico até o ensino superior em química, tendo em vista que é de suma importância ter um conhecimento vital sobre esses assuntos devido grande parte estar envolvido no nosso cotidiano. Essa pesquisa tem como intuito apresentar alguns prováveis motivos desse obstáculo que está presente nas universidades. A pesquisa é baseada em um estudo bibliográfico correlacionando as afirmações dos pesquisadores sobre a dificuldade na aprendizagem em química no ensino superior abordando alguns aspectos iniciais, como o que é a aprendizagem e ensino no ponto de vista de alguns pesquisadores. Verificou-se que os motivos mais abordados são os que envolvem fatores psicológicos, sociais e biológicos levando em consideração que a concentração é muito importante durante as aulas, pois todas os componentes curriculares possuem detalhes que fazem toda diferença. Concluindo que o bem-estar psicológico, biológico e social do discente e do docente é de grande importância para aprendizagem juntamente com a busca do professor, de trazer novas metodologias de ensino para que todos os alunos possam se adequar à forma de aprendizagem, e também se enfatiza que a dedicação do aluno em aprender é algo muito significativo. |
Abstract: | A large percentage of students have learning difficulties, from primary education to higher education in chemistry, considering that it is of paramount importance to have a vital knowledge about these subjects due to much of being involved in our daily lives. This research aims to present some probable reasons for this obstacle that is present in universities. The research is based on a bibliographic study correlating the researchers' statements about the difficulty in learning chemistry in higher education addressing some initial aspects, such as what is learning and teaching from the point of view of some researchers. It was found that the most addressed reasons are those involving psychological, social and biological factors taking into account that concentration is very important during classes, because all curricular components have details that make all the difference. Concluding that the psychological, biological and social well-being of the student and the teacher is of great importance for learning together with the teacher's search, to bring new teaching methodologies so that all students can adapt to the form of learning, and it is also emphasized that the student's dedication to learning is something very significant. |
Palavras-chave: | Aprendizagem. Learning. Química. Chemistry. Estudo bibliográfico. Bibliographic study. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Itumbiara |
Citação: | CARDOSO, Ana Paula Rodrigues. Fatores que comprometem a aprendizagem de Química no Ensino Superior: uma revisão bibliográfica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG, Itumbiara, 27 p. 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1604 |
Data do documento: | 7-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Ana Paula Rodrigues Cardoso.pdf | TCC Licenciatura em Química - Câmpus Itumbiara 2022 – Ana Paula Rodrigues Cardoso - Fatores que comprometem a aprendizagem de Química no Ensino Superior: uma revisão bibliográfica. | 412,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.