Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1601
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso da compostagem como tema gerador de conteúdo para Educação Ambiental.
Título(s) alternativo(s): The use of composting as a content generator theme for Environmental Education.
Autor(es): Mendonça, Cássio Cezar Sousa
Primeiro Orientador: Rezende, Gláucia Aparecida Andrade
metadata.dc.contributor.referee1: Buzzo, Guilherme Soares
metadata.dc.contributor.referee2: Silveira, Nathália Júlio
metadata.dc.contributor.referee3: Rezende, Gláucia Aparecida Andrade
Resumo: O destino final do lixo orgânico tem sido considerado com um grande problema no Brasil. Nos últimos anos, esses resíduos foram gerados em larga escala e de maneira crescente, sendo que em muitos lugares não há uma destinação adequada desse material. Esses resíduos possuem alta capacidade de poluição do meio ambiente, por isso, é fundamental a busca por alternativas que prezem pela preservação do meio ambiente. A compostagem é uma dessas alternativas e apresenta uma série de vantagens, pois a reciclagem deste material pode promover resultados diretos e indiretos nas áreas econômica, social, sanitária e na segurança alimentar de uma cidade ou região. A preservação ambiental é uma iniciativa que deve ser tratada por todos e a escola pode ser um caminho para a promoção de uma consciência ambiental, através da Educação Ambiental. A proposta central desse trabalho é inserir a EA na realidade dos alunos, por meio da disciplina de Química, e para isso, utilizou-se da compostagem como tema gerar de ensino. Este trabalho foi desenvolvido por meio de experimento com compostagem, sendo realizada a construção de uma composteira doméstica, instalada em uma residência. E da produção de um material didático voltado a professores, com o intuito de orientação para aulas que trabalhem a EA, mais precisamente o conteúdo de compostagem. Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizado a metodologia Pesquisa Qualitativa, que é voltada para uma pesquisa documental e bibliográfica. Através da construção desse trabalho fica visível o quanto é importante e necessário inserir uma abordagem ambiental na sala de aula, pois só através desse processo é que se consegue uma reflexão mais abrangente quanto aos problemas ambientais atuais. Estima-se que com esse trabalho e através do material didático desenvolvido como apoio aos docentes, as práticas sobre a abordagem ambiental sejam mais frequentes por parte dos professores em salas de aulas.
Abstract: The final destination of organic waste has been considered a major problem in Brazil. In recent years, these wastes have been generated on a large scale and increasingly, and in many places there is no proper disposal of this material. These residues have a high capacity to pollute the environment, so it is essential to search for alternatives that value the preservation of the environment. Composting is one of these alternatives and presents a series of advantages, as the recycling of this material can promote direct and indirect results in the economic, social, sanitary and food security areas of a city or region. Environmental preservation is an initiative that must be addressed by everyone and the school can be a way to promote environmental awareness, through Environmental Education. The central proposal of this work is to insert EE in the reality of the students, through the discipline of Chemistry, and for this, Composting was used as a theme to generate teaching. This work was developed through an experiment with composting, with the construction of a domestic compost bin installed in a residence. And the production of didactic material aimed at teachers, with the aim of guiding classes that work on EE, more precisely the content of composting. For the development of the work, the Qualitative Research methodology was used, which is focused on documental and bibliographic research. Through the construction of this work, it is visible how important and necessary it is to insert an environmental approach in the classroom, because only through this process can a more comprehensive reflection on current environmental problems be achieved. It is estimated that with this work and through the didactic material developed to support teachers, practices on the environmental approach are more frequent by teachers in classrooms.
Palavras-chave: Resíduos domésticos.
Domestic waste.
Compostagem.
Composting.
Educação Ambiental.
Environmental Education.
Ensino de Química.
Chemistry teaching.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA::ANALISE DE TRACOS E QUIMICA AMBIENTAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Itumbiara
Citação: MENDONÇA, Cássio Cezar Sousa. O uso da compostagem como tema gerador de conteúdo para Educação Ambiental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG, Itumbiara, 36 p. 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1601
Data do documento: 9-Dez-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Cássio Cezar Sousa Mendonça.pdfTCC Licenciatura em Química - Câmpus Itumbiara 2022 – Cássio Cezar Sousa Mendonça - O uso da compostagem como tema gerador de conteúdo para Educação Ambiental.986,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.