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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Comparação entre ferramentas de ensino de programação orientada a blocos. MIT APP inventor vs SCRATCH
Autor(es): Rodrigues, Pedro Henrique Barbosa
Correia, Leandro Henrique
Primeiro Orientador: José, Alexandre Bellezi
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo sobre ferramentas de programação em bloco para a introdução de disciplinas voltadas para a lógica de programação no ensino médio e cursos superiores. Primeiramente, analisou-se o cenário do ensino de lógica e programação de computadores por meio do estudo de artigos científicos. Pesquisasbibliográficasforam realizadas para elucidar os principais aspectos relacionados à formação do aluno de informática, às dificuldades iniciais dos discentes e à evasão em cursos com disciplinas de algoritmos, causada principalmente pelas dificuldades enfrentadas e desmotivação dos discentes. Realizou-se uma pesquisa sobre ferramentas de programação em blocos. Duas das principais ferramentas, Scratch e MIT App Inventor foram avaliadas e comparadas para aprendizagem de lógica de programação, com a finalidade de definir qual é a mais indicada para uma proposta futura de ensino-aprendizagem.Utilizou a metodologia definida de pesquisa qualitativa para a realização deste processo.Aspectos técnicos foram levados em consideração numa comparação inicial entre as plataformas de programação citadas. Aplicou-se uma oficina voltada para o ensino de um algoritmo utilizando as duas ferramentas de programação em blocos: Scratch e MIT App Inventor. Considerando o uso das ferramentas de programação em blocos, desenvolveu-se um questionário para a verificação da preferência de software, dificuldades enfrentadas, entre outros dados. A partir da análise destes dados, pode-se extrair algumas conclusões, a principal foi de que a ferramenta Scratch teve uma superioridade de 35% quanto à preferência entre o público de amostragem na análise matemática. E também chegou-se às preferências de acordo com o perfil do grupo, dentre esses perfis, o público que não teve contato com programação de computadores, o alvo desta pesquisa.
Abstract: This work presents a study on the use of block programming tools for the introduction of disciplines about logic and programming on the high school and degree courses. Firstly, the scenario of the logic and programming classes have been analyzed by scientific articles. Bibliographic research have been realized to elucidate the main aspects related to the student formation in informatics, to the initial difficulties of teachers and to the evasion in courses with algorithms, caused mainly by the faced difficulties and demotivation of teachers. A survey on block programming tools have been made. Two of the main ones, Scratch and MIT App Inventor have been evaluated and compared to the learning of programming logics, with the goal of define which one is the most indicated to a future propose of teaching-learning. The qualitative research methodology has been used to the realization of this process. Technical aspects was taken into consideration in an inicial comparison between the programming platforms cited. It has been applied a workshop turned to the teaching of an algorithm using the two block programming tools, Scratch and MIT App Inventor. Considering the educational programming proposal using the block programming tools, it has been developed a questionary to the analysis of software preference, difficulties faced, among other data. From the analysis of this data, some conclusions have been extracted and the principal was that the Scratch tool have had 35% more preference between the public of sampling in the mathematical analysis. And it has also arrived to preferences accordingto the group's profile, among them, the ones that haven’t had contact with computer programming, the target of this research.
Palavras-chave: Ensino de programação
MIT App Inventor
Scratch
Software Educativo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Inhumas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/159
Data do documento: 27-Ago-2017
Aparece nas coleções:Bacharelado em Informática

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