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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: “Orixás” incomodam muita gente: discutindo arte afro-brasileira para além das margens
Título(s) alternativo(s): Los “Orixás” molestan a mucha gente: discutir el arte afrobrasileño más allá de los márgenes
Autor(es): Ferreira, Judivan
Primeiro Orientador: Santos, Rosirene
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues dos Santos, Rosirene
metadata.dc.contributor.referee2: de Oliveira Ferreira, Juliana
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Verônica
Resumo: Como a ausência da obra Orixás, de Djanira, na exposição pública do Palácio do Planalto, nos ajuda a pensar sobre o racismo estrutural e religioso e sobre os processos de curadoria institucionais? Em um país com o passado colonial e escravocrata como o nosso, o que queremos lembrar? O que não podemos esquecer? Foi a partir dessas questões que este ensaio se constituiu. Objetivou-se, no intuito de responder às indagações, conhecer e compreender a obra Orixás e as relações estético-políticas da retirada do quadro supracitado da exposição pública da sede do governo federal. Para atingi-lo foram traçados os seguintes objetivos específicos: apresentar a obra Orixás e a artista Djanira, contextualizá-las (artista e obra) social, histórico e culturalmente; articular, estabelecer conexões entre exposição, lugar de memória, curadoria, reconfigurações do conhecimento, arte afro-brasileira e mídia. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa teórica e bibliográfica tendo como instrumental de pesquisa a história da arte e seus desdobramentos estéticos a partir da arte afro-brasileira. Depreende-se, por meio do desencadeamento de ideias, que o caso em tela nos oferece elementos para entender os mecanismos do tratamento dispensado às religiões de matriz africana e afro-brasileira ou quaisquer referências ou alusões a elas e que é necessário trazer esse tema para o centro da discussão seja no espaço acadêmico, seja na arena pública.
Abstract: ¿De qué manera la ausencia de Orixás, de Djanira, de la exposición pública en el Palácio do Planal nos ayuda a pensar sobre el racismo estructural y religioso y sobre los procesos de curaduría institucional? En un país con pasado colonial y esclavista como el nuestro, ¿qué queremos recordar? ¿Qué no podemos olvidar? Fue a partir de estas preguntas que se constituyó este ensayo. El objetivo, para dar respuesta a las interrogantes, fue conocer y comprender la obra Orixás y las relaciones estético-políticas del retiro del mencionado cuadro de la exposición pública de la sede del gobierno federal. Para lograrlo, se trazaron los siguientes objetivos específicos: presentar la obra Orixás y el artista Djanira, contextualizarlos (artista y obra) social, histórica y culturalmente; articular, establecer conexiones entre exhibición, lugar de memoria, curaduría, reconfiguraciones del saber, arte y medios afrobrasileños. Metodológicamente, se trata de una investigación teórica y bibliográfica que utiliza la historia del arte y sus consecuencias estéticas a partir del arte afrobrasileño como herramienta de investigación. Aparece, a través del desencadenamiento de ideas, que el caso en cuestión nos ofrece elementos para comprender los mecanismos de tratamiento dados a las religiones africanas y afrobrasileñas o cualquier referencia o alusión a ellas y que es necesario traer este tema a primer plano el centro de la discusión ya sea en el espacio académico o en la arena pública.
Palavras-chave: Orixás
Orixás
Djanira
Afro-Brazilian Art.
Arte Afro-Brasileira
Djanira.
Reconfigurações de Poder.
Power Reconfigurations.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::CRITICA DA ARTE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Cidade de Goiás
Citação: FERREIRA, Judivan Alves. “Orixás” incomodam muita gente: discutindo arte afro-brasileira para além das margens. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Goiás - GO, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1588
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Artes Visuais

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