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Tipo: Monografia-Especialização
Título: Ciências da natureza nos anos finais do ensino fundamental: habilidades da BNCC e letramento científico
Título(s) alternativo(s): Nature Sciences in the final years of Elementary School: BNCC skills and scientific literacy
Autor(es): Nascimento, Rafaela Almeida do
Primeiro Orientador: Soares, Rodrigo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Mendes, Thainara Policarpo
metadata.dc.contributor.referee2: Cardoso, João Henrique Correa
metadata.dc.contributor.referee3: Soares, Rodrigo de Oliveira
Resumo: A BNCC, documento de caráter normativo, se propõe a balizar a Educação Básica, no intuito de assegurar os direitos de aprendizagem dos jovens e superar as desigualdades da Educação brasileira. Com relação ao ensino de Ciências da Natureza, o objetivo principal da Base é desenvolver o letramento científico. O presente trabalho busca verificar se os conteúdos de Ciências da Natureza da BNCC contribuem efetivamente para o letramento científico ao final do Ensino Fundamental. Foi realizada análise documental, qualitativa, de materiais referentes à versão homologada da BNCC. Incluiu-se, ainda, o Documento Curricular de Goiás, que tem por finalidade adequar a Base à realidade local. Foram examinadas as habilidades descritas nas três unidades temáticas de Ciências da Natureza. Verificou-se que não há integração e continuidade adequadas, previstas na Base, entre as unidades temáticas ao longo dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Em diferentes objetos de conhecimento, as habilidades acabam por refletir a educação bancária. Temas contemporâneos relevantes para a formação cidadã são propostos superficialmente ou até mesmo suprimidos das habilidades descritas. A ênfase dada, pela BNCC, às habilidades, não apresenta perspectivas claras para a formação emancipatória. Além disso, compromete a autonomia docente, pois o caráter oficial do documento suscita a ideia não de referencial curricular, mas de imposição curricular, com caráter conteudista para que os alunos possam realizar avaliações em larga escala. A organização de conteúdos proposta não valoriza saberes prévios, nem leva em consideração a diversidade de realidades em nosso país, apesar de prever complementação à BNCC por uma parte diversificada. A análise realizada constata que os conteúdos referentes às Ciências da Natureza permanecem fragmentados e não contribuem satisfatoriamente ao letramento científico e à formação cidadã. As adversidades relacionadas à infraestrutura e condições de trabalho docente, muito anteriores à homologação da BNCC, não recebem atenção da Base.
Abstract: The BNCC (“Base”), a normative document, is supposed to guide Basic Education, in order to ensure the learning rights of young people and overcome the inequalities of Brazilian Education. In regard to Natural Sciences teaching, BNCC’s main objective is to develop scientific literacy. This work aims to verify whether Base’s Natural Sciences contents effectively contribute to scientific literacy at the end of Elementary School (“Final Years” – 6th to 9th grades). A documental, qualitative analysis of materials referring to the approved version of the BNCC was carried out. The State of Goiás’ Curriculum Document was also included, due to its purpose of adapting the Base to the local reality. The skills (“abilities”) described in the three thematic units of Natural Sciences were examined. It was found that there is no adequate integration and continuity, foreseen in the Base, between the thematic units throughout the Final Years of Elementary School. In different objects of knowledge (contents), skills end up reflecting banking education. Contemporary themes relevant to liberating, citizen education are superficially proposed or even suppressed from the skills described. The emphasis given by the BNCC to skills does not present clear perspectives for emancipatory education. In addition, it compromises teaching autonomy, as the governmental, official nature of the document raises the idea not of a curricular framework, but of curricular imposition, with a high content-focused bias so that students can carry out large-scale evaluations. The proposed content organization does not value prior knowledge, nor does it take into account the multiplicity of realities in our country, despite predicting a diversified part to complement the Base. The analysis conducted shows that the contents related to Natural Sciences remain fragmented and do not contribute satisfactorily to scientific literacy and citizen education. The adversities related to the infrastructure and the conditions of teaching activity, which exist long before the approval of the BNCC, do not receive attention from the Base.
Palavras-chave: BNCC
Ciência da Natureza
Ensino Fundamental
Letramento Científico
Common National Curricular Base (BNCC)
Elementary school
Natural Sciences
Scientific Leteracy.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Senador Canedo
Citação: NASCIMENTO. Rafaela Almeida do. Ciências da natureza nos anos finais do ensino fundamental: habilidades da BNCC e letramento científico. Monografia (Especialização em Docência na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica) – IFG, Senador Canedo, 65 p, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1543
Data do documento: 4-Nov-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Docência na Educação Profissional, Técnica e Tecnológica

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