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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento de objeto virtual de aprendizagem para apoio ao ensino da tecnologia da produção de açúcar
Autor(es): Morais, Kamila Palmeira Barbosa de
Primeiro Orientador: Costa, Renata Luiza da
Resumo: A partir de pesquisas anteriores, foram identificadas algumas carências pedagógicas manifestadas por alunos do curso Técnico em Açúcar e Álcool do IFG (COSTA, 2015). Dentre elas, a pouca quantidade de atividades diretamente ligadas à prática profissional da área. Assim, o projeto aqui exposto foi desenvolvido para auxiliar o processo de ensino do conteúdo de tecnologia da produção de açúcar, o qual faz parte de diversos cursos da área de Alimentos e Agroindústria. Um dos objetivos é suprir algumas dificuldades de aprendizagem, pois conceitos básicos do conteúdo, na maior parte das vezes, são apresentados apenas de forma teórica. Quando se trata de formações à distância, as complicações podem aumentar porque os alunos têm poucas aulas práticas e visitas técnicas que proporcionariam a experiência do conteúdo estudado em ambientes reais da prática profissional. Assim, a proposta foi desenvolver um Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) que pudesse auxiliar no processo de ensino-aprendizagem online. Orientada por uma abordagem qualitativa, foi feita pesquisa bibliográfica sobre mecanismos para desenvolvimento de jogos digitais e foi selecionado, para a criação do jogo, o artefato FazGame (FAZGAME, 2017), uma plataforma online para criar, compartilhar e publicar jogos educativos de narração de histórias. Posteriormente, estudantes do curso Técnico em Agroindústria utilizaram o jogo e responderam a um formulário online para expressarem suas opiniões. A partir da experiência de desenvolvimento do jogo, foi possível observar que o desenvolvimento de uma ferramenta online poderia ser utilizado para estreitar mais a relação teórico-prática nas disciplinas da área da informática e, até mesmo, em outras áreas, tanto em cursos a distância como presenciais. Com relação à ferramenta FazGame, pode-se afirmar que ela é muito interessante para o desenvolvimento intelectual do aluno e, conforme divulgado por seus desenvolvedores, é de fácil uso podendo até ser manipulada por pessoas fora da área de informática. Neste trabalho foi exposta, ainda, uma análise técnica sobre o processo de desenvolvimento do jogo, pois foi possível notar que a ferramenta precisa de mais avanços técnicos como o controle de tamanho de fonte, por exemplo, e de melhorar a intuitividade do seu uso. A respeito da percepção dos alunos, o trabalho também contribui com a educação à distância, pois eles destacaram que através da experiência com o jogo, conseguiram associar o conteúdo dele com o conteúdo teórico estudado.
Abstract: From previous researches, some pedagogical deficiencies were identified by students of the Sugar and Alcohol Technical Course at IFG (Costa, 2015). Among them, few quantity of activities directed to the professional practices of the area. Thus, the project presented here was developed to support the process of teaching of the content of technology of sugar production that is part of several courses in the area of Agroindustry. One of the objectives is to overcome some learning difficulties, as basic concepts of content, most of the time, are presented only theoretically. When we talk about distance learning, the complications may increase because students have few practical classes and visits-technical that would provide the experience of content studied in real-world practice environments. So, the proposal was to develop a Virtual Learning Object (OVA) that could assist in the online teaching-learning process. Based on a qualitative approach, a bibliographic research on mechanisms for digital game development was made and the FazGame artifact (FazGame, 2017), an online platform for creating, sharing and publishing educational narration games was selected for doing that game creation. Stories, to create a game. Later, students of the Technical course in Agroindustry playedused the game and answered an online form to express their opinions. From the experience of developing the game, it was possible to observe that the development of an online tool could be used to narrow the theoreticalpractical relationship in the disciplines of Ccomputer Sscience and even in other areas, both in distance courses as face-to-face. With respect to the FazGame tool, it can be said that it is very interesting for the student's intellectual development and, as divulged by its developers, it is easy to use and can even be manipulated by people outside the computer area. In this work, a technical analysis of the development process of the game was presented, because it was possible to note that the tool needs more technical advances such as control of font size, for example, and to improve the intuitiveness of its use. Regarding the students' perception, the work also contributes to distance education, since they emphasized that through experience with the game, they were able to associate its content with the theoretical content studied.
Palavras-chave: Objetos virtuais de aprendizagem
jogo digital
FazGame
Tecnologia de produção de açúcar.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Inhumas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/154
Data do documento: 19-Fev-2018
Aparece nas coleções:Bacharelado em Informática

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