Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1503
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino de arte em uma escola do campo a partir das orientações curriculares para arte
Título(s) alternativo(s): O ensino de arte em uma escola do campo a partir das orientações curriculares para arte
Autor(es): Xavier, Lara Regina Nunes
Primeiro Orientador: Silva, Ana Rita da
metadata.dc.contributor.referee1: Falleti, Renata Tavares de Brito
metadata.dc.contributor.referee2: Carlos, Wagner Falcão
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Ana Rita da
Resumo: O presente estudo tem como questão central discutir as relações entre o que está proposto nos documentos que orientam normatizam o currículo escolar e como se organizam os planos de ensino dos professores de arte em uma escola situada na zona rural, partindo das seguintes indagações: O que propõem os documentos orientadores para o ensino de arte nas escolas de Ensino Fundamental? Esses documentos estão em sintonia com a realidade da escola? O que propõem os planos de aulas dos professores a partir dessas orientações? A proposta contempla as singularidades da educação no campo? A pesquisa teve caráter documental ao analisar como os documentos curriculares e planos de aula estão organizados para atender especificamente uma escola do campo, considerando as singularidades desse contexto. Utilizamos, para essa discussão, autores que tratam do ensino de arte de uma educação emancipatória que considere a realidade dos estudantes e os significados que a arte pode alcançar para dialogar com cada realidade, discutindo as implicações que a forma de organização curricular pode ter para produzir um ensino significativo. Como resultados, apontamos a necessidade de organizar o ensino de acordo com a formação dos professores em uma linguagem específica da arte e de dar autonomia para que a escola elabore e produza seus próprios planos de ensino de acordo com a sua realidade, a fim de promover um ensino que alcance as singularidades dos estudantes na educação no campo.
Abstract: The present study aims to discuss the relations between what is proposed in the documents that guide the school curriculum and how the teaching plans of art teachers in a school located in the rural area are organized, starting from the following questions: What do guiding documents for art teaching in elementary schools propose? Are these documents in tune with the reality of the school? What do teachers' class plans from these guidelines propose? Does the proposal include the singularities of education in the field? The research was documentary in analyzing how curriculum documents and class plans are organized to specifically meet a field school, considering the singularities of this context. We use, for this discussion, authors who deal with the teaching of art of an emancipatory education that considers the reality of students and the meanings that art can achieve to dialogue with each reality, discussing the implications that the form of curriculum can have to produce a significant teaching. As a result, we point out the need to organize teaching according to teacher education in a specific language of art and to give autonomy for the school to elaborate and produce its own teaching plans according to its reality, in order to promote A teaching that reaches the singularities of students in education in the countryside.
Palavras-chave: Ensino de arte
Educação do Campo
Documentos Curriculares
Organização do ensino
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Cidade de Goiás
Citação: XAVIER, Lara Regina Nunes. O ensino de arte em uma escola do campo a partir das orientações curriculares para Arte. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Instituto Federal de Goiás, Goiás – GO, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1503
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Lara Regina Nunes Xavier.pdf869,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.