Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1489
Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: Formação inicial de professores do ensino fundamental para o uso das TDIC em aulas de ciências
Título(s) alternativo(s): Initial training of elementary school teachers for the use of TDIC in Science classes
Autor(es): Morais, Cíntia
Diogo, Rodrigo
metadata.dc.contributor.referee1: Diogo, Rodrigo
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Valdivina
metadata.dc.contributor.referee3: Ovigli, Daniel
Resumo: Esse produto educacional trata-se de um curso de formação inicial de professores dos anos inicias do Ensino Fundamental, o qual contempla uma Sequência Didática (SD). A SD foi estruturada em quinze encontros de noventa minutos cada um deles, abordando o ensino de Ciências e o uso das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação – TDIC. Este Produto Educacional foi previamente desenvolvido em um curso de extensão intitulado “Formação Inicial de Professores do Ensino Fundamental para o uso das TDIC em aulas de Ciências”. Os encontros aconteceram de forma síncrona, via videoconferência, no Google Meet. Esse formato de desenvolvimento dos encontros aconteceu em virtude da pandemia da Covid-19. O curso foi planejado e conduzido à luz do modelo conceitual do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (em inglês, Technological Pedagogical Content Knowledge – TPACK) que se refere ao conhecimento referência para integração das TDIC de maneira eficaz no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Com esse curso nosso objetivo, além do desenvolvimento dos conceitos consolidados pelo TPACK, almejou promover a aproximação das cursistas com o ensino de Ciências e as TDIC. Esses objetivos foram concebidos tendo em consideração que, ▪ Estamos na quarta revolução industrial em que a Ciência avança cada vez mais pelo mundo criando técnicas modernas. ▪ Encontramo-nos na revolução digital que está formulando abordagens modernas que tende a modificar e ressignificar a relação, interação e colaboração entre alunos, professores, escolas e universidades. ▪ Envolvemo-nos com a Ciências o tempo todo e precisamos ensiná-la desde os anos iniciais das crianças na escola para que aprendam a fazer e falar Ciências. ▪ Cercamo-nos diretamente ou indiretamente das TDIC seja para facilitar nossa performance social ou educativa. ▪ Relacionamo-nos como somos dependentes do meio ambiente para sobrevivermos.
Palavras-chave: Formação inicial de professores
Ensino de Ciências
TDIC
TPACK
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::ENSINO DE CIENCIAS E MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: MORAIS, Cíntia Silva de; DIOGO, Rodrigo Claudino. Formação inicial de professores do ensino fundamental para o uso das TDIC em aulas de ciências. 60f. Produto Educacional (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e Matemática do IFG, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1489
Data do documento: 25-Jun-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_Cintia Silva de Morais.pdfProduto1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.