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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo de aplicação de uma máquina de relutância variável e de um conversor para carros híbridos
Título(s) alternativo(s): Application Study of a Variable Reluctance Machine and a Converter for Hybrid Cars
Autor(es): Vergara, Gustavo da Costa
Primeiro Orientador: Dias, Renato Jayme
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Camille Reátegui
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Charles dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Bragança, Francisco José Pires Machado
Resumo: O presente trabalho propõe o estudo da aplicação de uma Máquina a Relutância Variável (MRV) 8x6 com quatro fases em carros populares que possuem como princípio de funcionamento, Motores a Combustão Interna (MCI) quatro tempos com quatro cilindros, com o propósito de melhorar o rendimento final do carro, sincronizando as duas máquinas com um conversor half bridge. Para sistematizar o trabalho, foram realizados estudos bibliográficos referentes aos temas de MRV, MCI (com seus respectivos sensores de posição e de fase) e do conversor do tipo half bridge. Neste contexto, foram avaliadas as coincidências entre o funcionamento característico da MRV em relação ao da MCI, sugerindo possíveis soluções para o sincronismo, aproveitando os sinais de controle da MCI, e feitas propostas de alocação da MRV no carro. Pode-se concluir que os sinais utilizados no controle do ciclo Otto, em um motor de quatro tempos de uma MCI, possuem perfis muito similares aos aplicados para o sistema de controle do disparo das bobinas em uma MRV. Sendo possível gerar essa relação, o presente trabalho aborda conceitos iniciais e estruturantes que contribuam com projetos futuros de desenvolvimento do sincronismo real entre a MRV 8x6 de quatro fases e a MCI de um veículo popular convencional (quatro tempos e quatro cilindros).
Abstract: This work proposes the study of the application of a Switched Reluctance Machine (SRM) 8x6 with four phases in economy cars that have as operating principle the Internal Combustion Machine (ICM) four strokes with four cylinders with the purpose of improving the final performance of the car synchronizing the two machines with a half bridge converter. Bibliographical studies were carried out referring to the themes of SRM, ICM (with their respective position and phase sensors) and the half briedge converter. In light of this the coincidences between the characteristic functioning of the SRM in relation to that of the ICM were evaluated suggesting possible solutions for the synchronism taking advantage of the control signals of the ICM and proposals were made for the allocation of the SRM in the car. It can be concluded that the signals used in the control of the Otto cycle, in a 4-stroke engine of an IC, have profiles very similar to those applied to the control system of the firing of the coils in an SRM. If possible to generate this, this work will address initial and structuring concepts that contribute to future projects of development of the real synchronism between the SRM 8x6 and the ICM of a conventional economy vehicle (four strokes and four cylinders).
Palavras-chave: Máquina a Relutância Variável,
Máquina a Combustão Interna,
Conversor Half Bridge,
Ciclo Otto
CNPq: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência / Especialidade: Conversão e Retificação da Energia Elétrica.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Goiânia
Citação: VERGARA, Gustavo da Costa. Estudo de aplicação de uma máquina a relutância variável e de um conversor para carros híbridos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1480
Data do documento: 12-Dez-2022
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Elétrica

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