Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1479
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise dos relatos de casos clínicos de Toxoplasmose ocular no Brasil entre os anos de 2005 a 2015
Título(s) alternativo(s): Analysis of clinical case reports of ocular toxoplasmosis in Brazil between 2005 and 2015
Autor(es): Nascimento, Tatiane Pereira do
Primeiro Orientador: Castilhos, Patrícia de
metadata.dc.contributor.referee1: Castilhos, Patrícia de
metadata.dc.contributor.referee2: Angeluci, Carlos Henrique Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Julierme José
Resumo: A Toxoplasmose é uma zoonose de distribuição geográfica mundial, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii e com diferentes modos de transmissão. O quadro clínico pode variar em infecção assintomática e sintomática. A Toxoplasmose ocular é a forma mais frequente de uveites devido à infecção por Toxoplasma gondii, causando perda parcial ou total da visão. Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento dos relatos de casos clínicos de toxoplasmose ocular que ocorreram no Brasil e foram registrados no meio científico entre os anos de 2005 a 2015, e, além disso, relacionar a quantidade dos relatos de caso de toxoplasmose ocular com os relatos de caso de toxoplasmose sistêmica e estabelecer relações sobre as características descritas em casa um dos relatos de casos analisados. Analisamos 30 relatos de casos da literatura científica entre os anos de 2005 a 2015. Desses 30 casos observamos que apenas 2 foram infectados de forma congênita e 28 adquiram a toxoplasmose após o nascimento, 2 casos não apresentaram sintomas e 20 sintomáticos, com as formas mais graves em imunodeprimidos ou imunossuprimidos. As manifestações clínicas mais comuns da Toxoplasmose Ocular encontradas entre os 12 casos analisados foram inflamação na retina, vitrine, uveite, retinocoroidite, roidite, renite e cicatriz macular. Além disso, foram analisadas outras sintomas de toxoplasmoses sistêmicas em 18 casos, como a dilatação ventricular, toxoplasmose pulmonar, meningite toxoplasmatica, toxoplasmose neural, toxoplasmose ocular a retinocoroidite é a forma clínica mais comum presente nos pacientes. Em nossas análises sobre a toxoplasmose, podemos observar que existem 749 casos de óbitos de pacientes com toxoplasmose no Brasil entre os anos de 2005 a 2013, registrado no Ministério da Saúde, enquanto nos relatos de casos analisados neste trabalho, houve a descrição de apenas dois óbitos. Tais relatos de casos são de grande importância, pois podemos analisar que bem sempre a mãe passa toxoplasmose para o filho, que pacientes imunossuprimidos e imunodeficientes apresentaram quadro mais grave da toxoplasmose. Assim os indivíduos podem ter mais informações sobre a toxoplasmose ocular, incluindo suas manifestações e tratamento.
Palavras-chave: Toxoplasmose ocular
Zoonoses
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Formosa
Citação: NASCIMENTO, Tatiane Pereira do. Análise de relatos de casos clínicos de Toxoplasmose ocular no Brasil entre 2005 e 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Formosa, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1479
Data do documento: 7-Jul-2016
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Tatiane Pereira do Nascimento.pdf20,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.