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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A educação sexual na perspectiva CTSA: a concepção de licenciandos em Química do IFG - Anápolis
Título(s) alternativo(s): Sex education in the STSE (Science-Technology-Society-Environment) perspective: the conception of chemistry teachers in initial education at the IFG - Anápolis
Autor(es): Gomes, Gabrielle Lisboa
Primeiro Orientador: Pereira, Lidiane de Lemos Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Lidiane de Lemos Soares
metadata.dc.contributor.referee2: Deus, Thiago Cardoso de
metadata.dc.contributor.referee3: Faustino, Gustavo Augusto Assis
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar as concepções dos licenciandos em química do IFG – Anápolis em relação ao desenvolvimento do tema educação sexual no ensino de química em uma perspectiva CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente). A presente pesquisa participante de abordagem qualitativa compreendeu duas etapas: 1) construção de uma proposta de sequência didática de química sobre a temática educação sexual, em uma perspectiva CTSA; 2) avaliação da sequência didática pelos licenciandos em química do IFG – Campus Anápolis. A avaliação da sequência didática foi realizada por meio de um formulário eletrônico contendo questões abertas e fechadas, o qual foi respondido por 18 licenciandos em química. Os dados foram coletados, organizados e submetidos a uma análise de cunho quantitativo e qualitativo (análise de conteúdo). Nossos resultados indicaram que nossos participantes são na maioria mulheres (72,2%) e a maioria já cursou algum dos estágios curriculares obrigatórios (72,2%). Apenas 11,1% dos licenciandos participantes da pesquisa acreditaram que o conteúdo de educação sexual deveria ser abordado pela área da biologia e a grande maioria (83,3%) diz que a temática pode ser estudada no âmbito da química. Quanto a sequência didática proposta, nossos resultados apontaram que os licenciandos a avaliaram satisfatoriamente. Esses resultados, mesmo que precocemente, permitem inferir que a química pode contribuir para a ampliação da discussão sobre a abordagem de conteúdos como a educação sexual na perspectiva CTSA.
Abstract: This study aimed to analyze the conceptions of chemistry teachers in initial training at the IFG – Anapolis in relation to the development of the theme of sexual education in chemistry teaching from a STSE (Science-Technology-Society-Environment) perspective. The present participatory research with a qualitative approach comprised two steps: 1) construction of a proposal for a didactic sequence of chemistry on the theme of sexual education, in a STSE perspective; 2) evaluation of the didactic sequence by chemistry teachers in initial training at the IFG – Campus Anápolis. The evaluation of the didactic sequence was carried out using an electronic form containing open and closed questions, which was answered by 18 people. Data were collected, organized, and submitted to a quantitative and qualitative analysis (content analysis). Our results indicated that our participants are mostly women (72.2%) and most have already attended one of the mandatory curricular internships (72.2%). Only 11.1% of the survey participants believed that the content of sex education should be addressed in biology and the vast majority (83.3%) say that the topic can be studied in the context of chemistry. As for the proposed didactic sequence, our results indicated that the participants evaluated it satisfactorily. These results, even if precociously, allow inferring that chemistry can contribute to the broadening of the discussion on the approach of contents such as sex education in the STSE perspective.
Palavras-chave: Sexualidade
Autonomia
Sociedade
Formação de professores
CNPq: Ciências Exatas e da Terra, Química, Ensino de Química.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
Citação: GOMES, Gabrielle Lisboa. A educação sexual na perspectiva CTSA: a concepção de licenciandos em Química do IFG - Anápolis. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Anápolis, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1435
Data do documento: 14-Dez-2022
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