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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma análise do chatbot BIA (Bradesco Inteligência Artificial) a partir de um levantamento bibliográfico
Título(s) alternativo(s): An analysis of the BIA (Bradesco Artificial Intelligence) chatbot based on a bibliographic survey
Autor(es): Batista, Charles Silva
Souza, Matheus Henrique
Primeiro Orientador: Gomes, Alan Keller
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Alan Keller
metadata.dc.contributor.referee2: Guimarães, Nisval Ferreira
metadata.dc.contributor.referee3: Borges, Rodrigo Cândido
Resumo: No presente trabalho é apresentada uma análise da ferramenta de diálogo automatizado (chatbot) BIA (Bradesco Inteligência Artificial) a partir de um levantamento bibliográfico no qual se destacam os mais recentes avanços sobre a implementação e uso dos chatbots. Esses sistemas computacionais inteligentes de conversação são projetados para imitar a conversação humana para permitir orientação e suporte online automatizado aos usuários da ferramenta. Com o aumento dos benefícios gerados para o banco e seus clientes, a adoção da ferramenta foi ampliada para muitos setores por meio do fornecimento da assistência virtual. Chatbots utilizam métodos e algoritmos de dois domínios de Inteligência Artificial: Processamento de Linguagem Natural e Aprendizado de Máquina. No entanto, existem muitos desafios e limitações na sua aplicação. No trabalho aqui apresentado é feito um levantamento bibliográfico sobre os avanços recentes no desenvolvimento de chatbots, explicitando o uso da Inteligência Artificial e do Processamento de Linguagem Natural. Partindo desse levantamento, é realizada uma análise da BIA, na qual são destacados detalhes de sua implementação, o impacto de sua utilização bem como uma análise das interações geradas a partir da disponibilidade dos recursos de atendimento da BIA para os clientes do banco. Nas considerações finais, são apresentados também os principais desafios e limitações no desenvolvimento e aplicação de ferramentas automatizadas de diálogo tais como a BIA, além de recomendações para pesquisas futuras.
Abstract: This work presents an analysis of the BIA (Bradesco Artificial Intelligence) automated dialogue tool (chatbot) based on a bibliographic survey in which the most recent advances in the implementation and use of chatbots are highlighted. These intelligent conversational computer systems are designed to mimic human conversation to allow automated online guidance and support to tool users. With the increase in benefits generated for the bank and its customers, the adoption of the tool was expanded to many sectors through the provision of virtual assistance. Chatbots use methods and algorithms from two domains of Artificial Intelligence: Natural Language Processing and Machine Learning. However, there are many challenges and limitations in its application. In the work presented here, a review is made of recent advances in the development of chatbots, explaining the use of Artificial Intelligence and Natural Language Processing. Based on this review, an analysis of the BIA is carried out, in which details of its implementation are highlighted, the impact of its use, as well as an analysis of the interactions generated from the availability of the BIA's service resources for the bank's customers. In the final considerations, the main challenges and limitations in the development and application of automated dialogue tools such as BIA are also presented, in addition to recommendations for future research.
Palavras-chave: Agentes de conservação
Chatbots sociais
Modelagem conversacional
Sistema de diálogo humano-computador
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Inhumas
Citação: BATISTA, Charles; SOUZA, Matheus. Uma análise do chatbot BIA (Bradesco Inteligência Artificial) a partir de um levantamento bibliográfico. Inhumas, 2023. Trabalho de conclusão de curso Sistemas de Informação, Instituto Federal de Goiás, Câmpus Inhumas.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1434
Data do documento: 9-Fev-2023
Aparece nas coleções:Bacharelado em Sistemas de Informação

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