Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1425
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise comparativa para viabilidade econômica da construção de uma edificação de pequeno porte em estrutura de concreto armado e estrutura metálica: estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Comparative analysis for economic feasibility of building a small building size in reinforced concrete structure and metallic structure: case study
Autor(es): Santos, Anderson Saraiva dos
Primeiro Orientador: Macedo , Fabiano Campos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Vieira, Agno Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Pinheiro, Divino Gabriel Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Nicácio, Wanderley Gustavo
metadata.dc.contributor.referee3: Vieira, Agno Alves
Resumo: O cenário econômico mundial passou por significativas mudanças no enfrentamento da pandemia covid 19. Os preços de comodities do aço e derivados de materiais para concreto armado foram os que mais afetaram a construção civil. O presente trabalho busca a comparação estrutural para melhor viabilidade econômica entre os métodos construtivos, aço laminado e o concreto armado. O estudo mostra a evolução dos custos, as vantagens e desvantagens de cada método construtivo e com a analise bibliográfica de temas relacionados procura a compreensão para a escolha da melhor viabilidade econômica de 2012 ao ano de 2022. O desenvolvimento do trabalho, através de estudo de caso, se deu com o projeto arquitetônico do sobrado de uso misto. Os dados quantitativos de material para orçamento foram obtidos com auxílio do software de cálculo, responsável por executar o devido processamento de cálculo estrutural e dimensionamento dentro das normas de segurança. O orçamento de materiais, realizado com tabelas de composição SINAPI e pesquisas de mercado, buscou o orçamento de melhor viabilidade econômica. O trabalho evidencia, no método metálico, diminuição de custos em relação a fundações. Dessa forma, o estudo de solo é fundamental para demonstrar os custos das estacas na fundação e chegar ao valor correto na comparação das estruturas de concreto armado e metálicas. Analisados os orçamentos, sem custos de estacas, foi possível à comparação entre os métodos construtivos, concreto armado e estruturas metálicas, e a definição do concreto armado como método mais viável economicamente.
Palavras-chave: Construção Civil
Concreto armado
Estrutura metálica
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Formosa
Citação: SANTOS, Anderson Saraiva dos. Análise comparativa para viabilidade econômica da construção de uma edificação de pequeno porte em estrutura de concreto armado e estrutura metálica: estudo de caso. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Formosa, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1425
Data do documento: 10-Jan-2023
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Anderson Saraiva dos Santos.pdfAnderson Saraiva dos Santos8,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.