Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1422
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação do desempenho acústico das salas de aula do bloco 600 do Instituto Federal de Goiás, Campus Formosa: um estudo de caso.
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the acoustic performance of classrooms in block 600 of Instituto Federal de Goiás, Campus Formosa: a case study.
Autor(es): Silva, Mariana de Moura Vaz
Primeiro Orientador: Lopes, Daniel Ordine Vieira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pinheiro, Divino Gabriel Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Cleber Alves da
metadata.dc.contributor.referee2: Tossini, Rosa Barros
metadata.dc.contributor.referee3: Pinheiro, Divino Gabriel Lima
Resumo: O trabalho propôs a análise das características acústicas das salas de aula e corredores de circulação do bloco 600 do Instituto Federal de Goiás, Campus Formosa. O lugar serve para realização das aulas do curso de bacharelado em engenharia civil e técnico na modalidade EJA em edificações, tratando-se de um galpão provido de laboratórios e salas com particularidades únicas em relação ao restante da instituição, contando com paredes de dry-wall e salas em tamanhos bastante distintos entre si, o que gerou bastante interesse de conhecer suas atuais condições acústicas. Ter consciência das características das salas possibilita avaliar o conforto acústico, possíveis prejuízos na compreensibilidade da fala do professor e transtornos que interferem na atenção dos alunos. Consequentemente, o presente trabalho teve como propósito coletar os parâmetros acústicos de níveis de pressão sonora equivalente e tempo de reverberação característicos do objeto de estudo. Foram utilizados os métodos descritos nas normas NBR 10152 (2017) para mensurar os níveis de pressão sonora equivalente de cada sala e corredores utilizando o decibelímetro e a NBR 12179 (1992) para calcular o tempo de reverberação com o uso da fórmula de Sabine ou de Eyring. Com o levantamento desses parâmetros, foi possível compará-los com os valores de referência normatizados e classificar o desempenho acústico das salas, chegando à conclusão de que os ambientes não se adequam ao uso que são destinados. Foi sugerido uma possível solução e indicações para possíveis melhorias das salas de forma mais significativa e eficiente.
Abstract: This work proposed the analysis of the acoustic characteristics of the classrooms and the circulation corridors of the block 600 of the Instituto Federal de Educação, Campus Formosa. The place serves to carry out the classes of the bachelor's degree in civil engineering and of the technical course in the EJA modality in buildings, being a shed equipped with laboratories and rooms with unique characteristics in relation to the rest of the institution, couting with drywall walls and rooms in very different sizes, which generated a lot of interest in knowing their current acoustic conditions. Being aware of the romm’s characteristics makes it possible to assess acoustic comfort, possible impairments in the understanding of the teacher's speech and disorders that interfere with the students' attention. Consequently, the present work aimed to collect the acoustic parameters of equivalent sound pressure levels and reverberation time characteristic of the object of study. The methods described in the NBR 10152 (2017) standards were used to measure the equivalent sound pressure levels of each room and corridors using the decibel meter and NBR 12179 (1992) to calculate the reverberation time using the Sabine or Eyring formula. With the survey of these parameters, it was possible to compare them with the standardized reference values and classify the acoustic performance of the rooms, reaching the conclusion that the environments are not suitable for the intended use. A possible solution and indications for possible improvements of the rooms in a more significant and efficient way were raised.
Palavras-chave: Desempenho acústico
Tempo de reverberação
Pressão sonora
Acoustic performance
Reverberation time
Sound pressure level
Noise in school environment
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Formosa
Citação: SILVA, Mariana de Moura Vaz. Avaliação do desempenho acústico das salas de aula do bloco 600 do Instituto Federal de Goiás, Campus Formosa: um estudo de caso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Formosa, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1422
Data do documento: 13-Jan-2023
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Mariana de Moura Vaz Silva.pdfMariana de Moura Vaz Silva7,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.