Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1396
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desenvolvimento de uma bancada para o ensino de automação industrial em sala de aula
Título(s) alternativo(s): Development of a workbench for teaching industrial automation in the classroom
Autor(es): Teles, Thiago
Cabral, Lucas
Primeiro Orientador: Pereira, André Luiz
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, André Luiz
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Fernando
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Dori
Resumo: Atualmente, a automação tornou-se essencial, trazendo maior qualidade de vida às pessoas e aumentando a produtividade, otimizando tempo e recursos em diversos sistemas. Pode ser aplicado em diversas áreas da indústria, tais como: produção, estoque, recursos humanos, finanças e outras. Neste trabalho, será apresentado uma bancada de ensino simulando um processo de controle automático de um tanque misturador, com possibilidade de inserção de mais processos, de acordo com as funcionalidades do projeto. A experiência em programação e manejo com os Controladores Lógicos Programáveis é muito importante em uma indústria e, consequentemente, para estudantes de Engenharia Elétrica que posteriormente possam vir a trabalhar em uma. A falta de conhecimento nesta área significará um elo fraco no currículo do profissional, colocando-o em uma posição indesejada numa fila de emprego. A importância das bancadas no ensino de automação industrial, é levar os alunos ao contato com equipamentos de controle, monitoração, potência, e deixar que conhecimentos teóricos e práticos interajam e estimulem o interesse dos educandos em buscar conhecimentos extracurriculares, ampliando também a possibilidade dos professores em instruir e definir um plano de aula. Com base nos exercícios apresentados em sala de aula, propõe-se uma bancada didática para o ensino de automação industrial. Os recursos bibliográficos incluem livros publicados, artigos, teses, catálogos e estudos, bem como fontes orais e interações práticas com dispositivos. Para completar a bancada de ensino de automação, são averiguadas as funcionalidades, custos, especificações, dimensões dos componentes eletrônicos e de potência dos componentes e desenvolvidos diagramas elétricos e de automação, assim como o layout dos equipamentos. A estratégia utilizada para a programação dos processos se dá através do uso de temporizadores e contadores, utilizando o software Clic 02 fornecido pela WEG para controlar a operação juntamente ao CLP CLW-02/20HR-A, interligado com uma botoeira de comando duplo, dois sensores de nível, três bombas submersíveis e um motor.
Abstract: Currently, automation has become essential, bringing more quality of life to people and increasing productivity, optimizing time and resources in various systems. It can be applied in several areas of industry, such as: production, inventory, human resources, finance, and others. In this work, a teaching workbench simulating an automatic control process of a mixer tank will be presented, with the possibility of inserting more processes, according to the functionalities of the project. The experience in programming and handling Programmable Logic Controllers is very important in an industry and, consequently, for Electrical Engineering students who may later work in one. A lack of knowledge in this area will mean a weak link in the professional's resume, putting him in an unwanted position in a job queue. The importance of benches in teaching industrial automation is to bring students into contact with control, monitoring, and power equipment, and to let theoretical and practical knowledge interact and stimulate the students' interest in pursuing extracurricular knowledge, also expanding the teachers' ability to instruct and define a lesson plan. Based on the exercises presented in the classroom, a didactic bench is proposed for teaching industrial automation. Bibliographic resources include published books, articles, theses, catalogs and studies, as well as oral sources and practical interactions with devices. To complete the automation teaching bench, the functionality, costs, specifications, dimensions of electronic and power components are ascertained, and electrical and automation diagrams and equipment layout are developed. The strategy used for programming the processes is through the use of timers and counters, using the Clic 02 software provided by WEG to control the operation together with the PLC CLW-02/20HR-A, interconnected with a dual command pushbutton switch, two level sensors, three submersible pumps and a motor.
Palavras-chave: Automação Industrial
Mesa Didática
CLP
Temporizadores
Contadores
Programação
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::AUTOMACAO ELETRONICA DE PROCESSOS ELETRICOS E INDUSTRIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
Citação: TELES, T. P.; CABRAL, L. O. Desenvolvimento de uma bancada para o ensino de automação industrial em sala de aula. 74f. Monografia (Bacharelado) submetida ao curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal de Goiás Câmpus Jataí – IFG. Jataí, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1396
Data do documento: 14-Dez-2022
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Thiago Ponciano Teles_Lucas Oliveira Cabral.pdfTCC2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.