Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1341
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise sobre os aspectos da ciência química nas “fake news” divulgadas no período da pandemia de covid-19.
Título(s) alternativo(s): Analysis of the aspects of chemical science in the fake news released during the period of the covid-19 pandemic.
Autor(es): Paixão, Jordana Gomes da
Primeiro Orientador: Alves, Blyeny Hatalita Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Blyeny Hatalita Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Fernando dos Reis de
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Vanessa Freitas
Resumo: Com a pandemia do vírus SARS-CoV-2, conhecido popularmente por COVID-19, houve um aumento na circulação de informações falsas pela internet, principalmente relacionadas à doença. As Fake News envolveram diversas áreas do conhecimento na tentativa de fomentar o descrédito da população com a ciência e com o conhecimento científico. O presente trabalho tem como objetivo analisar as notícias sobre a ciência química divulgadas na mídia não científica. Inevitavelmente, pelo período de desenvolvimento do trabalho, as Fake News abordaram sempre o tema da pandemia. Com isso buscou-se identificar as Fake News que envolveram temas relacionados à pandemia e a ciência química. A metodologia adotada foi de pesquisa bibliográfica exploratória. O objeto de pesquisa foram as Fake News divulgadas em meios digitais, principalmente sites não científicos no período de 2020 a 2021, que vinculam temas referentes à ciência química. Foram identificadas e analisadas sete notícias buscando identificar os erros conceituais envolvidos e apresentá-los de forma adequada. Os conceitos químicos abordados foram relacionados com acidez, pH, composição química de materiais, reações. Consideramos que é papel das instituições escolares e dos líderes políticos disponibilizarem instrumentos que permitam os discentes a apropriação desses saberes e da visão crítica de mundo com o uso correto das tecnologias em sala de aula.
Abstract: With the SARS-CoV-2 virus pandemic, popularly known as COVID-19, there was an increase in the circulation of false information on the internet, mainly related to the disease. Fake News involved several areas of knowledge in an attempt to encourage the population to discredit science and scientific knowledge. The present work aims to analyze the news about chemical science published in the non-scientific media. Inevitably, during the period of development of the work, Fake News always addressed the topic of the pandemic. With this, we sought to identify the Fake News that involved topics related to the pandemic and chemical science. The methodology adopted was exploratory bibliographic research. The research object was the Fake News disseminated in digital media, mainly non-scientific websites in the period from 2020 to 2021, which link topics related to chemical science. Seven news items were identified and analyzed in order to identify the conceptual errors involved and present them properly. The chemical concepts approached were related to acidity, pH, chemical composition of materials, reactions. We consider that it is the role of school institutions and political leaders to provide instruments that allow students to appropriate this knowledge and critical view of the world with the correct use of technologists in the classroom.
Palavras-chave: Fake news.
Fake news.
Ciência química.
Chemical science.
Tecnologias.
Technologies.
Pandemia de covid-19.
Covid-19 pandemic.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Itumbiara
Citação: PAIXÃO, Jordana Gomes da. Análise sobre os aspectos da ciência química nas “fake news” divulgadas no período da pandemia de covid-19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Itumbiara, 43 p., 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1341
Data do documento: 8-Set-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Jordana Gomes da Paixão.pdfTCC Licenciatura em Química - Câmpus Itumbiara 2022 - Jordana Gomes da Paixão - Análise sobre os aspectos da ciência química nas “fake news” divulgadas no período da pandemia de covid-19.1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.