Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1318
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Identificação e análise de sinais-termo utilizados no ensino de química
Título(s) alternativo(s): Identification and analysis of term-signs used in chemistry education
Autor(es): Leal, Kelly
Primeiro Orientador: Pereira, Lidiane
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Lidiane
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Claudia Helena
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira , Lucimar
Resumo: Esta pesquisa versa sobre a educação química para surdos e tem como principal intuito identificar os sinais-termo da Língua Brasileira de Sinais (Libras) utilizados no ensino de química, além de analisar as variedades linguísticas de alguns destes sinais-termo. A pesquisa se constituiu como uma pesquisa bibliográfica e a etapa inicial consistiu na busca de sinais-termo da Química em Libras em base de dados como o Google Acadêmico e YouTube a partir da utilização de palavras-chave (sinais, química, sinais-termo, terminologia, surdo, datilologia). Em seguida foi realizado um fichamento dos documentos levantados a partir do Google Acadêmico, catalogação dos sinais-termo disponibilizados no YouTube e então foi realizada uma análise documental nesses documentos. Ao todo foram encontrados 34 documentos (artigos científicos (12), dissertações (09), resumos científicos (07), teses (02) e trabalhos de conclusão de curso - TCC (04)) e 79 vídeos contendo sinais-termo em Química. Nossos resultados nos mostraram que os pesquisadores em educação química, com a comunidade surda, têm se debruçado na árdua tarefa de criar um glossário de sinais-termo da Química e que muitos desses sinais-termo apresentam mais de uma variedade linguística. Nossos resultados também trazem contribuições no âmbito da atuação dos tradutores e intérpretes de Libras no que diz respeito ao ensino de Química, já que são disponibilizados nos apêndices desse documento, a descrição de todos os sinais-termo da química catalogados.
Abstract: This research deals with chemical education for the deaf and its main purpose is to identify the term signs of the Brazilian Sign Language (Libras) used in the teaching of chemistry, in addition to analyzing the linguistic varieties of some of these term signs. The research was constituted as bibliographic research and the initial step consisted in the search for term signs of Chemistry in Libras in databases such as Google Scholar and YouTube using keywords (signs, chemistry, term signs, terminology, deaf, typing). Then, a study of the documents collected from Google Scholar was carried out, cataloging of the term-signs available on YouTube and then a documentary analysis was carried out on these documents. In all, 34 documents were found (scientific articles (12), dissertations (09), scientific abstracts (07), theses (02) and course conclusion work - TCC (04)) and 79 videos containing term signs in Chemistry. Our results showed that researchers in chemical education, with the deaf community, have been dealing with the arduous task of creating a glossary of chemical term signs and that many of these term signs have more than one linguistic variety. Our results also bring contributions in the scope of the work of translators and interpreters of Libras with regard to the teaching of Chemistry, since the description of all cataloged chemical term signs are available in the appendices of this document.
Palavras-chave: Glossário
Sinais-termo
Surdo
Libras
Ciências
CNPq: Ciências Exatas e da Terra, Química, Ensino de Química.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
Citação: LEAL, Kelly Estephany de Souza. Identificação e análise de sinais-termo utilizados no ensino de química. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás, Anápolis, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1318
Data do documento: 28-Jan-2022
Aparece nas coleções:Curso Superior de Tecnologia em Logística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC versão final - Kelly Estephany de Souza Leal.pdftcc_Kelly Leal1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.