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Tipo: Dissertação
Título: O Perfil do aluno do curso técnico integrado ao ensino médio em Enfermagem na modalidade Educação de Jovens e Adultos do câmpus Goiânia Oeste do Instituto Federal de Goiás
Título(s) alternativo(s): O Perfil do aluno do curso técnico integrado ao ensino médio em Enfermagem na modalidade Educação de Jovens e Adultos do câmpus Goiânia Oeste do Instituto Federal de Goiás
Autor(es): Franco, Camila Noleto
Primeiro Orientador: Dias, Luciana Campos de Oliveira Dias
metadata.dc.contributor.referee1: Dias, Luciana Campos de Oliveira Dias
metadata.dc.contributor.referee2: Castro, Mad’Ana Desirée Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee3: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
Resumo: Esta dissertação investiga o perfil do aluno trabalhador do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Enfermagem na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Câmpus Goiânia Oeste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Está inserida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Câmpus Anápolis do IFG, na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e no macroprojeto Inclusão e Diversidade em Espaços Formais e Não Formais de Ensino em EPT. Seu objetivo é traçar uma compreensão socioeconômica dos alunos e de sua relação com o trabalho, com o processo de escolarização e com o IFG enquanto espaço produtor de conhecimento. A pesquisa parte da necessidade de conhecer as particularidades dos estudantes da EJA, o que, conforme a literatura especializada, é um dos requisitos essenciais para a constituição de políticas públicas e práticas pedagógicas que assegurem o direito à educação, em especial à educação emancipatória. A metodologia é de natureza qualitativa em perspectiva exploratória e a investigação consiste em um estudo de caso. Os procedimentos de pesquisa englobam, dentre outros aspectos, a discussão bibliográfica acerca da modalidade EJA no Brasil e no IFG, bem como sobre o perfil dos alunos dessa modalidade educacional, com aporte teórico em autores como, por exemplo, Arroyo (2006, 2007, 2010, 2011, 2017), Castro (2016), Capucho (2012), Di Pierro (2005, 2008), Freire (2016, 2017), Gadotti (2014), Haddad e Di Pierro (2000), Machado e Rodrigues (2013a, 2013b), Moll (2010), Paiva (2015), Rodrigues e Vitorette (2014) e Ventura (2006). Aborda também a análise sobre o mundo do trabalho, sua relação com a educação e o ensino médio integrado, por meio de autores como Alves (2007, 2011), Antunes (2005, 2009, 2018), Antunes e Pochmann (2011), Antunes e Praun (2018), Ciavatta e Ramos (2011), Frigotto (2005), Gentili (2005, 2009), Gramsci (2001), Kuenzer (2001, 2005, 2010), Kuenzer e Grabowski (2016), Mészáros (2008), Moura (2007, 2014) e Saviani (2007), dentre outros. A investigação está fundamentada em uma pesquisa de campo realizada por meio da aplicação de um questionário e de entrevistas com 20 alunos. Dentre outros resultados, os dados coletados apontam a predominância feminina entre os alunos do curso e vivências dos estudantes em trabalhos precarizados. Seus afastamentos escolares no passado foram determinados, sobretudo, pela necessidade de cuidado dos filhos e por fatores de ordem socioeconômica e laboral. Os principais motivos para ingresso no IFG referem-se à busca de melhores condições de trabalho e de valorização social. Os estudantes enfrentam muitas adversidades em seus percursos escolares na EJA/EPT, sendo os principais ligados a motivos socioeconômicos e ao trabalho, e avaliam de forma positiva o ensino oferecido pelo IFG. Ao final, como produto educacional, foi elaborado um capítulo de livro que versa sobre vivências das mulheres discentes da EJA, inserido em um livro organizado em parceira com outras pesquisadoras do mestrado ProfEPT, que também investigaram a EJA sob diferentes temáticas.
Abstract: This dissertation investigates the profile of the worker student in the Integrated Technical High School Course in Nursing in the Youth and Adult Education (EJA) at the Goiânia Oeste Campus of the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Goiás (IFG). It is part of the Professional Master's Degree Program in Professional and Technological Education (ProfEPT) of the Anápolis Campus of IFG, in the Educational Practices in Professional and Technological Education (EFA) research line, and in the Inclusion and Diversity in Formal and Non-Formal Education Spaces in EFA macro-project. It aims to establish a socioeconomic understanding of the students and their relationship with their jobs, the schooling process, and IFG as a knowledge-producing space. The research started from the need to know EJA students' particularities, which, according to the literature, is one of the essential requirements for the constitution of public policies and pedagogical practices that ensure the right to education, especially the emancipatory one. The methodology is qualitative from an exploratory perspective, and the investigation consists of a case study. The research procedures include, among others, the bibliographic discussion about the EJA modality in Brazil and IFG, as well as about the profile of students in this modality, with theoretical support from authors such as Arroyo (2006, 2007, 2010, 2011, 2017), Castro (2016), Capucho (2012), Di Pierro (2005, 2008), Freire (2016, 2017), Gadotti (2014), Haddad and Di Pierro (2000), Machado and Rodrigues (2013a, 2013b), Moll (2010), Paiva (2015), Rodrigues and Vitorette (2014), and Ventura (2006). It also addresses the analysis of the world of work, its relationship with education and integrated secondary education based on authors such as Alves (2007, 2011), Antunes (2005, 2009, 2018), Antunes and Pochmann (2011), Antunes and Praun (2018), Ciavatta and Ramos (2011), Frigotto (2005), Gentili (2005, 2009), Gramsci (2001), Kuenzer (2001, 2005, 2010), Kuenzer and Grabowski (2016), Mészáros (2008), Moura (2007, 2014), and Saviani (2007), among others. The investigation is based on field research carried out through the application of a questionnaire and interviews with 20 students. Among other results, the data point out the predominance of women among course students and the students' experiences in precarious jobs. Their past school absences were determined mainly by the need to care for their children and socioeconomic or work-related factors. The main reasons for entering IFG are the search for better working conditions and social recognition. The students face many adversities in their school history in EJA/EPT, the main ones related to socioeconomic reasons and work, even though they positively evaluate the education offered by IFG. In the end, as an educational product, we elaborated a book chapter that deals with the experiences of EJA women students, and that became part of a book organized together with other ProfEPT Master's degree program researchers, who also investigated EJA from different points of view.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
perfil do aluno trabalhador
ensino médio integrado
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissonal e Tecnológica
Citação: FRANCO, Camila Noleto. O perfil do aluno do curso técnico integrado ao ensino médio em Enfermagem na modalidade Educação de Jovens e Adultos do Campus Goiânia Oeste do Instituto Federal de Goiás. Orientadora: Luciana Campos de Oliveira Dias. 2021. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Anápolis, Anápolis, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1316
Data do documento: 30-Jul-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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