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Tipo: Dissertação
Título: O Jogo no ensino médio integrado
Título(s) alternativo(s): O Jogo no esnsino médio integrado
Autor(es): Pina, Mauricio Magalhães de
Primeiro Orientador: Almeida, Guenther Carlos Feitosa de
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Guenther Carlos Feitosa de
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Claudia Helena dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Amorim, Hellen Cristina Cavalcante
Resumo: O jogo, objeto da dissertação, está inserido no ensino médio e na educação profissional como conteúdo constituinte da cultura corporal na disciplina de educação física, o jogo se insere diretamente na formação dos estudantes do ensino médio e pode contribuir com a formação integral. A educação básica, em especial a educação profissional no Brasil, apresenta-se à sociedade em formas variadas e marcada pela dualidade estrutural do sistema que oferece diferentes trajetos formativos conforme a classe de origem. Após a retomada da democracia e elaboração da LDB/1996, lei federal n. 9394 de 20 de dezembro de 1996, mudanças sopraram para o avanço desta fase da educação, contudo deixou lacunas para adequação das ideologias neoliberais que resultaram no Decreto n. 2.208 de 17 de abril de 1997 e recentemente renovado pela Lei n. 13.415 de 16 fevereiro de 2017 que organiza a reforma do ensino médio e justifica a aprendizagem flexível e os novos itinerários formativos com vistas a adequar os currículos à estrutura dos meios de produção atual. A partir do levantamento bibliográfico realizado no catálogo de teses e dissertações da Capes, 2018-2022, as principais referências na área da educação/educação física foram reveladas, os dados se referem aos principais autores que se debruçaram sobre o jogo e suas abordagens de pesquisa. Os autores tratados no capítulo sobre o jogo foram escolhidos por meio deste levantamento porque buscam explicar o jogo de maneira geral e não estejam localizados apenas no brinquedo e na educação infantil. Quanto aos objetivos, esta dissertação buscou (a) compreender a constituição do ensino médio integrado e suas relações com a educação profissional, a dualidade estrutural assumida e excludente nos referenciais de Kuenzer (1989;1991;2007), além das características históricas- políticas nos referenciais de Frigotto, Ciavatta e Marise Ramos (2004); (b) o conceito de cultura corporal da abordagem crítico-superadora do Coletivo de Autores (1992;2013) na constituição da educação física no Brasil; (c) a origem, natureza e função do jogo no desenvolvimento da criança e do adolescente a partir das críticas aos concepções biologizantes e construtivistas, respectivamente, de Huizinga (1999) e Caillois (1990); e Freire (2005; 2017; 2021) e Piaget (1977; 2020) d) Por fim, a perspectiva histórico-cultural de Vigotski (1991, 2000, 2008) e Elkonin (2009), que conclui que o jogo é de origem histórica e social. Por isso, o jogo torna-se, do ponto de vista da educação física, o ponto de partida para compreensão e análise da história da constituição e desenvolvimento do ser humano e da sociedade capitalista atual. Conclui-se ainda que o jogo inserido no ensino médio integrado inscreve-se como possibilidade para ampliar o acesso dos estudantes e permitir sua participação para além de espectadores/consumidores, transformando as práticas e as relações sociais do jogo como elemento fundante da cultura corporal, em oposição ao esporte profissional.
Abstract: The game, object of the dissertation, is inserted in high school and in professional education as a constituent content of body culture in the discipline of physical education, the game is directly inserted in the formation of high school students and can contribute to the integral formation. Basic education, especially professional education in Brazil, presents itself to society in different ways and is marked by the structural duality of the system that offers different training paths according to the class of origin. After the resumption of democracy and the elaboration of the LDB/1996, federal law n. 9394 of December 20, 1996, changes blew for the advancement of this phase of education, however it left gaps for the adequacy of neoliberal ideologies that resulted in Decree n. 2,208 of April 17, 1997 and recently renewed by Law n. 13,415 of February 16, 2017, which organizes the reform of secondary education and justifies flexible learning and new training itineraries with a view to adapting curricula to the structure of the current means of production. From the bibliographical survey carried out in the catalog of theses and dissertations of Capes, 2018-2022, the main references in the area of education/physical education refer to the main authors who focused on the game and its research approaches. The authors treated in the chapter on the game were chosen through this survey because they seek to explain the game in general and are not located only in the toy and early childhood education. As for the objectives, this dissertation sought to (a) understand the constitution of integrated secondary education and its relations with professional education, the assumed and excluding structural duality in Kuenzer's references (1989;1991;2007), in addition to the historical-political characteristics in the references from Frigotto, Ciavatta and Marise Ramos (2004); (b) the concept of body culture from the critical-overcoming approach of the Coletivo de Autores (1992;2013) in the constitution of physical education in Brazil; (c) the origin, nature and function of the game in the development of children and adolescents from the criticism of the biological and constructivist conceptions, respectively, of Huizinga (1999) and Caillois (1990); and Freire (2005; 2017; 2021) and Piaget (1977; 2020) d) Finally, the historical-cultural perspective of Vygotsky (1991, 2000, 2008) and Elkonin (2009), which concludes that the game is of historical origin and social. Therefore, the game becomes, from the point of view of physical education, the starting point for understanding and analyzing the history of the constitution and development of the human being and the current capitalist society. It is also concluded that the game inserted in integrated high school is inscribed as a possibility to expand students' access and allow their participation beyond spectators/consumers, transforming the practices and social relations of the game as a founding element of body culture, as opposed to professional sport.
Palavras-chave: Jogo
Educação profissional
Cultura corporal
Educação física
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissonal e Tecnológica
Citação: PINA, Maurício Magalhães de. O Jogo no ensino médio integrado: uma contribuição a partir da teoria histórico-cultural. Orientador: Guenther Carlos Feitosa de Almeida. 2022. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Anápolis, Anápolis, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1313
Data do documento: 30-Jun-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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