Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1307
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Diagnósticos quanto ao controle de plantas daninhas em imóveis rurais de Formosa-GO e entorno
Título(s) alternativo(s): Diagnostics regarding weed control in rural properties in Formosa-GO and surroundings
Autor(es): Farias, Rafaéla Heloisa da Conceição
Primeiro Orientador: Frare, Ariane Bocaletto
metadata.dc.contributor.referee1: Frare, Ariane Bocaletto
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa, Thaís Amaral e
metadata.dc.contributor.referee3: França, Erick Guimarães
Resumo: As plantas daninhas se tornaram um grande problema para os produtores rurais, devido aos prejuízos que elas causam em suas culturas, pois essas plantas atuam competindo com a planta cultivada por recursos como água, nutrientes e luz, infestando áreas de grande extensão. Com objetivo de solucionar este problema, os produtores buscam meios para controlar estas espécies. O principal meio de controle das plantas daninhas consiste no controle químico, com uso de herbicidas. Percebe-se o grande apreço e a exclusividade dada ao uso de herbicidas, mesmo com tantas outras técnicas de manejo, o que pode trazer grandes problemas a saúde humana e ao meio ambiente. O objetivo deste trabalho foi traçar um perfil dos produtores rurais do município de Formosa-GO e entorno com a finalidade analisar como os produtores lidam com o controle de plantas daninhas em suas áreas de cultivo e quais critérios estes produtores consideram no momento desta escolha. Dez produtores rurais foram submetidos a responder a um questionário com questões inerentes ao manejo realizado em suas culturas. Todos os produtores rurais utilizam o controle químico como principal meio de controle de plantas daninhas, sob a justificativa de ser a técnica mais eficiente para tal finalidade. O manejo em todas as propriedades é realizado com frequência, logo, o uso de herbicidas também é mais elevado, levando em consideração a principal escolha dos produtores. Como consequência desse uso exacerbado, pode-se surgir espécies resistentes aos produtos químicos utilizados. Os entrevistados demonstraram pouquíssimo conhecimento sobre as consequências do uso excessivo de herbicidas no meio ambiente e à saúde humana. Para mudar o perfil destes produtores é necessário que o acesso à informação seja facilitado, com implantação de programas que viabilizem a consciência ambiental visando o manejo e produção sustentáveis.
Palavras-chave: Produtor rural
Formosa GO
Herbicidas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Formosa
Citação: FARIAS, Rafaéla Heloisa da Conceição. Diagnósticos quanto ao controle de plantas daninhas em imóveis rurais de Formosa-GO e entorno. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Ciências Biológicas) –Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Formosa, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1307
Data do documento: 5-Dez-2019
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Rafaéla_Heloisa_da_Comceicao_Farias.pdftcc_Rafaela_Heloisa953,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.