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Tipo: Monografia-Especialização
Título: Um estudo sobre os impactos socioeconômicos no mercado de shopping centers no Brasil (2009 a 2019) e a importância da hospitalidade como vantagem competitiva no fortalecimento desse setor
Título(s) alternativo(s): A study on the socioeconomic impacts on the shopping mall market in Brazil (2009 to 2019) and the importance of hospitality as a competitive advantage in strengthening this sector
Autor(es): Azevedo, Breno Otávio Barreto de
Primeiro Orientador: Paranaíba, Adriano de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Paranaíba, Adriano de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Faria, Sandra Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Castro, Regina Maria Jordão Cardoso de
Resumo: O mercado de shopping center tem apresentado significativos registros de crescimento e consolidação no Brasil. Somado a isso, houve uma mudança da representação do consumidor nesses empreendimentos, pelos quais a forma de se posicionar, criar e manter relacionamento são fatores fundamentais para restabelecer laços com seus públicos. Nesse contexto, a hospitalidade está presente, proporcionando aos clientes desse setor experiências inovadoras. Diante do exposto, o presente artigo versa descrever e analisar os impactos socioeconômicos no mercado de shopping centers no Brasil, entre os anos de 2009 a 2019, relacionando-o aos conceitos e práticas da hospitalidade como vantagem competitiva no fortalecimento desse setor. Para alcançar os objetivos propostos, foi utilizado o procedimento metodológico exploratório quali-quantitativo, através do levantamento bibliográfico em livros, artigos, teses e dissertações, além da coleta de dados documental dos relatórios da Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE). Ademais, foram analisadas as percepções do autor, diante de um trabalho de benchmarking, em alguns shopping centers no Rio de Janeiro, em 2018, compreendendo o fenômeno da hospitalidade nos espaços desses centros de convivência. Ao se observar todos esses aspectos, é indubitável pontuar, por intermédio dos resultados obtidos, que a hospitalidade e as características hospitaleiras aparecem como fatores importantes para o mercado de shopping centers, especialmente na relação anfitrião e cliente.
Abstract: The shopping malls market has shown significant growth and consolidation in Brazil. Added to this, there was a change in the representation of the consumer in these enterprises, for which the way of positioning, creating and maintaining relationships are fundamental factors to reestablish ties with their audiences. In this context, hospitality is key, providing customers of this sector with innovative experiences. In view of the above, this article describes and analyzes the socioeconomic impacts on the shopping mall market in Brazil between the years 2009 to 2019, relating it to the concepts and practices of hospitality as a competitive advantage in strengthening this sector. To reach the proposed objectives, the qualitative-quantitative exploratory methodological procedure was used, through bibliographic survey in books, articles, theses and dissertations, in addition to the documentary collection of reports by the Brazilian Association of Shopping Centers (ABRASCE). Furthermore, the author's perceptions will be analyzed, in the face of a benchmarking work on some shopping malls in Rio de Janeiro in 2018, understanding the phenomenon of hospitality in the spaces of these ventures. When observing all these aspects it is undeniable, through the obtained results, that hospitality and hospitable characteristics appear as important factors for the shopping mall market, especially in the host-client relationship.
Palavras-chave: Shopping Centers
Shopping Centers
Economia
Economy
Hospitalidade
Hospitality
Competitividade
Competitiveness
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Goiânia
Citação: AZEVEDO, Breno Otávio Barreto. Um estudo sobre os impactos socioeconômicos no mercado de shopping centers no Brasil (2009 a 2019) e a importância da hospitalidade como vantagem competitiva no fortalecimento desse setor. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão dos Serviços de Hospitalidade) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Goiânia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1267
Data do documento: 8-Fev-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão dos Serviços de Hospitalidade

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