Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1260
Tipo: Monografia-Especialização
Título: Adoecimento e trabalho: um olhar sobre os professores e professoras no contexto da pandemia de Covid-19.
Título(s) alternativo(s): Illness and work: a look at teachers in the context of the Covid-19 pandemic.
Autor(es): Almeida, Stéfani Paula de Sousa
Primeiro Orientador: Borges, Marcelo Augusto de Lacerda
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Andrade, Lígia Viana
metadata.dc.contributor.referee1: Borges, Marcelo Augusto de Lacerda
metadata.dc.contributor.referee2: Bernardes, Giselle Carvalho
metadata.dc.contributor.referee3: Lopes, Gustavo de Faria
Resumo: O presente artigo propõe-se a analisar quais os efeitos da sobrecarga de trabalho para os docentes e como o isolamento está afetando a vida desses. Para responder a esta questão foi utilizado uma pesquisa on-line feita entre professores e professoras de diversas áreas, a qual analisar-se-á por meio de gráficos comparativos e tabelas ainda, discussão por meio de conceitos como o de exploração, exaustão, precarização do trabalho, flexibilização e prática docente, a fim de demonstrar os efeitos da covid-19 na vida pessoal e profissional dos profissionais docentes de várias áreas e níveis de ensino. Foi possível constatar uma acentuada contribuição da pandemia do coronavírus para o agravamento de tensões e patologias psicoemocionais. A sociedade capitalista e contemporânea passou a exigir muito da capacidade laboral humana, com o intuito de conseguir cumprir as demandas funcionais ou mesmo de se destacar no meio profissional. Para tanto os trabalhadores veem se desdobrando em seus empregos e estão ficando sobrecarregados de trabalho, o que acarreta o surgimento de variadas doenças provenientes da exaustão mental e física, devido à pesada rotina de trabalho a que se submetem. Em períodos de crises, como é o caso da pandemia de Covid-19, esta situação mental de exaustão tende a piorar, como consequência de fatores como isolamento social, incerteza sobre o futuro, dentre outros. Imersos nessa realidade estão profissionais de diversas áreas, dentre eles os docentes.
Abstract: This article proposes to analyze what are the effects of work overload for teachers and how isolation is affecting the lives of teachers, to answer this question we use a field research carried out among teachers from different areas which we will analyze by means of comparative graphs and tables and we will discuss through concepts such as exploration, exhaustion and teaching practice in order to demonstrate the effects of covid-19 on the personal and professional lives of teaching professionals from various areas and levels of education, where we see a marked contribution from the corona pandemic viruses for the aggravation of tensions and psychoemotional pathologies. The capitalist and contemporary society started to demand a lot of human labor capacity, in order to be able to fulfill the functional demands or even to stand out in the professional environment, the workers see themselves unfolding in their jobs and are becoming overloaded with work which causes the emergence of various diseases resulting from mental and physical exhaustion due to the heavy work routine they undergo. In periods of crisis such as the Covid-19 pandemic, this mental situation of exhaustion tends to worsen due to factors such as social isolation, uncertainty about the future, among others. Immersed in this reality are professionals from different areas, including teachers.
Palavras-chave: Exaustão docente.
Teacher exhaustion.
Isolamento social.
Social isolation.
Aulas on-line.
Online classes.
Agravamento de doenças.
Worsening diseases.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Itumbiara
Citação: ALMEIDA. Stéfani Paula de Sousa. Adoecimento e trabalho: um olhar sobre os professores e professoras no contexto da pandemia de Covid-19. 2021. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Itumbiara, 28 p. 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1260
Data do documento: 3-Ago-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon. especialização_Stefani Paula de Sousa Almeida.pdfMonografia Especialização em Ensino de Ciências e Matemática - Câmpus Itumbiara 2021 - Stéfani Paula de Sousa Almeida - Adoecimento e trabalho: um olhar sobre os professores e professoras no contexto da pandemia de Covid-19.1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.