Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1258
Tipo: Monografia-Especialização
Título: O ensino de Física através das problemáticas atuais do Cerrado.
Título(s) alternativo(s): The teaching of Physics through the current problems of the Cerrado.
Autor(es): Cabral, Rosikelly Macedo Gonçalves
Primeiro Orientador: Silva, Tatiana Aparecida Rosa da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Andrade, Lígia Viana
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Tatiana Aparecida Rosa da
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Lígia Viana
metadata.dc.contributor.referee3: Assis, Tauã Carvalho de
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de relacionar a importância da preservação do bioma Cerrado com o Ensino de Física, através do conteúdo: “Energia térmica’’. O artigo foi baseado em uma palestra apresentada aos alunos de cursos técnicos e alunos de cursos de graduação, do Instituto Federal de Goiás- Câmpus Itumbiara, objetivando a preparação dos concluintes do Ensino Médio e profissionalizante para a questão atual que provavelmente será tratada no Exame Nacional do Ensino Médio, do ano decorrente, e para demonstrar a importância de preservar o bioma ao qual estão inseridos. O artigo foi fundamentado teoricamente em conhecimentos das características do domínio do Cerrado e dos conceitos e Leis da Física. Para avaliar o entendimento do assunto abordado, elaborou-se uma pergunta final, de avaliação do conhecimento adquirido na palestra.
Abstract: This paper aims to relate the importance of preserving the Cerrado biome with Physics Teaching, through the content: "Thermal Energy". The article was based on a lecture presented to the students of technical courses and undergraduate students of the Federal Institute of Goiás - Itumbiara Campus, aiming to prepare the high school students and vocational students for the current issue that will probably be dealt with in the National High School Exam of the current year, and to demonstrate the importance of preserving the biome in which they live. The article was theoretically based on knowledge of the characteristics of the Cerrado domain and the concepts and laws of physics. To evaluate the understanding of the subject matter, a final question was prepared to assess the knowledge acquired in the lecture.
Palavras-chave: Preservação do Cerrado.
Preservation of the Cerrado.
Ensino de Física.
Physics teaching.
Palestra.
Lecture.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Itumbiara
Citação: CABRAL, Rosikelly Macedo Gonçalves. O ensino de Física através das problemáticas atuais do Cerrado. 2022. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Itumbiara, 23 p. 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1258
Data do documento: 24-Jun-2022
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon. especialização_Rosikelly Macedo Gonçalves Cabral.pdfMonografia de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática - Câmpus Itumbiara 2022 - Rosikelly Macedo Gonçalves Cabral - O ensino de Física através das problemáticas atuais do Cerrado.579,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.