Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1251
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino de modelos atômicos: aplicação de uma sequência didática (SD) utilizando softwares e a plataforma PhET.
Título(s) alternativo(s): Teaching atomic models: application of a didactic sequence (DS) using software and the PhET platform.
Autor(es): Macêdo, Deivid Andrade
Primeiro Orientador: Silva, Tatiana Aparecida Rosa da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Neigrames, Wáquila Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Tatiana Aparecida Rosa da
metadata.dc.contributor.referee2: Rosa, Adriana Carvalho
metadata.dc.contributor.referee3: Ferreira, Katiúscia Daiane
Resumo: Este trabalho apresenta o resultado de uma sequência didática (SD), aplicada a alunos do Ensino Técnico Integrado em Química ao Ensino Médio do Instituto Federal de Goiás – Campus Itumbiara, teve como objetivo desenvolver, avaliar e implementar uma sequência didática com o tema “Modelos Atômicos”, assunto este que faz parte da grade de conteúdos da disciplina de Química. O trabalho de pesquisa foi executado durante o Ensino Remoto emergencial, utilizando como recursos didático softwares e simuladores. Para a aplicação da SD, pesquisou-se softwares e simuladores gratuitos disponíveis na internet, visando a acessibilidade para que todos os alunos pudessem ter acesso ao ensino e priorizando participantes de escolas públicas. Foram utilizados vídeos, imagens, slides interativos disponíveis na plataforma Canvas, e softwares e simuladores da plataforma PHET. Como método avaliativo foi proposto um quiz online, através do Kahoot - aplicativo que permite interação e avaliação entre os alunos em tempo real, além de gerar uma determinada competitividade entre os estudantes. Quantitativamente, foi feito uma pesquisa entre professores da cidade de Itumbiara-GO, com perguntas acerca do tema, tais quais que metodologias foram utilizadas em sala de aula e quais as dificuldades no ensino-aprendizagem dos alunos na modalidade de Ensino Remoto. Qualitativamente, analisou-se a produção dos alunos, com a construção de elementos visuais referente aos temas trabalhados. Como principal resultado podemos observar que a turma apresentou um ganho satisfatório de aprendizagem, garantindo a qualidade do ensino mesmo de forma remota.
Abstract: This research presents the result of the realization of a didactic sequence (DS), applied to students of Technical Education integrated in chemistry – Campus Itumbiara. It aims to develop, evaluate and implement a didactic sequence with the subject "Atomic Models", a theme that is part of the content grid of the Chemistry discipline. The research work was carried out during emergency Remote Teaching, using software and simulators as didactic resources. For the application of the DS, we researched free software and simulators available on the internet, aiming at accessibility so that all students could have access to education and prioritizing participants from public schools. Videos, images, interactive slides available on the Canvas platform, and software and simulators from the PHET platform were used. As an evaluation method, an online quiz was proposed, through Kahoot - an application that allows interaction and evaluation between students in real time, in addition to generating a certain competitiveness among students. Quantitatively, a survey was carried out among teachers from the city of Itumbiara-GO, with questions about the subject, such as which methodologies were used in the classroom and what are the difficulties in teaching-learning students in the Remote Teaching modality. Qualitatively, the students' production was analyzed, with the construction of visual elements referring to the themes worked in the classroom. As a main result, we can observe that the class presented a satisfactory learning gain, guaranteeing the quality of teaching even remotely.
Palavras-chave: Sequência didática.
Following teaching.
Modelos atômicos.
Atomic models.
Ensino remoto.
Remote teaching.
Softwares e simuladores.
Software and simulators.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Itumbiara
Citação: MACEDO, Deivid Andrade. Ensino de modelos atômicos: aplicação de uma sequência didática (SD) utilizando softwares e a plataforma PhET. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Itumbiara, 48 p. 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1251
Data do documento: 11-Jul-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Deivid Andrade Macedo.pdfTCC Licenciatura em Química - Câmpus Itumbiara 2022 - Deivid Andrade Macêdo - Ensino de modelos atômicos: aplicação de uma sequência didática (SD) utilizando softwares e a plataforma PhET1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.