Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1205
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Utilização da leitura e do livro didático como instrumentos no ensino-aprendizagem de química
Título(s) alternativo(s): Use of reading and textbooks as tools in chemistry teaching-learning
Autor(es): Toshie, Priscila de Oliveira
Primeiro Orientador: Graciano, Marlene Ribeiro da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Graciano, Marlene Ribeiro da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Bernardes, Giselle Carvalho
metadata.dc.contributor.referee3: Fields, Karla Amâncio Pinto
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo contribuir com a formação dos graduandos para a utilização da leitura e do livro didático como instrumento no ensino-aprendizagem de Química. Por meio de encontros e oficinas pretendeu-se criar um ambiente crítico reflexivo, possibilitando ao aluno graduando olhar para sua própria prática e perceber se houve ou não ressignificação de conhecimentos e postura diante da metodologia utilizada para trabalhar a leitura nos conteúdos de Química em sala de aula. O estudo está apoiado nas discussões de Girão (2011), Francisco Júnior e cols. (2008), quanto à importância da formação de leitores na disciplina de Química e nas discussões teórico-metodológicas de Vygotsky (1930, 1934); Magalhães (2011,2012); Rojo (2004); Kleiman (2004); Orlandi (2001); Bressanin (2010). A metodologia adotada foi a Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol), discutida por Magalhães (2011) ao propor a criação de relações colaborativas na produção de conhecimento sobre as bases teóricas das práticas escolares, cujo objetivo é desestabilizar os sentidos e significados cristalizados. Os dados foram coletados por meio de questionários, sessões reflexivas coletivas e aulas videogravadas no início e no final da Oficina de Leitura. Os resultados mostram que houve ressignificação dos papéis de aluno e professor quanto às práticas de leitura e livro didático.
Abstract: This research aimed to contribute with the graduation of undergraduates for the use of reading and school books as instruments in the teaching-learning process of Chemistry. Through meetings and workshops, the creation of a reflexive critical situation environment was intended in order to enable the undergraduate student to look at his/her own practice and realize if there was or there wasn't a redetermination of knowledge and posture before the methodology used to develop the reading skill within the contents of Chemistry in a classroom. This study is based on discussions of Girão (2011), Francisco Júnior e cols. (2008), as the importance of the training of readers in the Chemistry subject and on the theoretical and methodological discussions of Vygotsky (1930, 1934); Magalhães (2011,2012); Rojo (2004); Kleiman (2004); Orlandi (2001); Bressanin (2010). The adopted methodology was the Critical Research Collaboration (PCCol), discussed by Magalhães (2011) while proposing the creation of collaborative relations in the production of learning about theoretical bases of educational practices, which objective is to destabilize the senses and crystallized meanings. Data was collected through questionnaires, collective reflexive sessions and videotaped classes at the beginning and at the end of the Reading Workshop. The results show that there was a redefinition of student and teacher roles regarding to reading practices and school books.
Palavras-chave: Processos de leitura
Ensino de química
Formação docente
CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Itumbiara
Citação: TOSHIE, Priscila de Oliveira. Utilização da leitura e do livro didático como instrumentos no ensino-aprendizagem de Química. 2017. 54 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Química, Instituto Federal de Goiás, Itumbiara, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1205
Data do documento: 27-Jun-2017
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Utilização da Leitura e Livro Didático como instrumentos no ensino-aprendizagem de Química.pdf963,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.