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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Utilização da leitura e do livro didático como instrumentos no ensino-aprendizagem de química
Título(s) alternativo(s): Use of reading and textbooks as tools in chemistry teaching-learning
Autor(es): Toshie, Priscila de Oliveira
Primeiro Orientador: Graciano, Marlene Ribeiro da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Graciano, Marlene Ribeiro da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Bernardes, Giselle Carvalho
metadata.dc.contributor.referee3: Fields, Karla Amâncio Pinto
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo contribuir com a formação dos graduandos para a utilização da leitura e do livro didático como instrumento no ensino-aprendizagem de Química. Por meio de encontros e oficinas pretendeu-se criar um ambiente crítico reflexivo, possibilitando ao aluno graduando olhar para sua própria prática e perceber se houve ou não ressignificação de conhecimentos e postura diante da metodologia utilizada para trabalhar a leitura nos conteúdos de Química em sala de aula. O estudo está apoiado nas discussões de Girão (2011), Francisco Júnior e cols. (2008), quanto à importância da formação de leitores na disciplina de Química e nas discussões teórico-metodológicas de Vygotsky (1930, 1934); Magalhães (2011,2012); Rojo (2004); Kleiman (2004); Orlandi (2001); Bressanin (2010). A metodologia adotada foi a Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol), discutida por Magalhães (2011) ao propor a criação de relações colaborativas na produção de conhecimento sobre as bases teóricas das práticas escolares, cujo objetivo é desestabilizar os sentidos e significados cristalizados. Os dados foram coletados por meio de questionários, sessões reflexivas coletivas e aulas videogravadas no início e no final da Oficina de Leitura. Os resultados mostram que houve ressignificação dos papéis de aluno e professor quanto às práticas de leitura e livro didático.
Abstract: This research aimed to contribute with the graduation of undergraduates for the use of reading and school books as instruments in the teaching-learning process of Chemistry. Through meetings and workshops, the creation of a reflexive critical situation environment was intended in order to enable the undergraduate student to look at his/her own practice and realize if there was or there wasn't a redetermination of knowledge and posture before the methodology used to develop the reading skill within the contents of Chemistry in a classroom. This study is based on discussions of Girão (2011), Francisco Júnior e cols. (2008), as the importance of the training of readers in the Chemistry subject and on the theoretical and methodological discussions of Vygotsky (1930, 1934); Magalhães (2011,2012); Rojo (2004); Kleiman (2004); Orlandi (2001); Bressanin (2010). The adopted methodology was the Critical Research Collaboration (PCCol), discussed by Magalhães (2011) while proposing the creation of collaborative relations in the production of learning about theoretical bases of educational practices, which objective is to destabilize the senses and crystallized meanings. Data was collected through questionnaires, collective reflexive sessions and videotaped classes at the beginning and at the end of the Reading Workshop. The results show that there was a redefinition of student and teacher roles regarding to reading practices and school books.
Palavras-chave: Processos de leitura
Ensino de química
Formação docente
CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Itumbiara
Citação: BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 1977. BRASIL, MEC; SEMTEC. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Volume 2. Brasília 2006. BRESSANIN, J. A. Os discursos sobre leitura em programa de formação continuada de professor. 2010. Disponível em: <www.unicamp.br>. Acesso em: 22 fev. 2016. CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. FRANCISCO JUNIOR, W. E. Estratégias de Leitura e Educação Química: Que relações? Química Nova na Escola. Vol. 32, nº 4, Nov, 2010. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_4/03-EA5809.pdf> Acesso em 22 mar. 2016. FRANCISCO JUNIOR, W.E.; FERREIRA, L.H. e HARTWIG, D.R. A dinâmica de resolução de problemas: analisando episódios em sala de aula. Ciências & Cognição, v. 13, p. 82-99, 2008. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/65/62 > FRISON, M. D. ; VIANNA, J. ; CHAVES, J. M. ; BERNARDI, F. N. Livro Didático Como Instrumento de Apoio para Construção de Propostas de Ensino de Ciências Naturais. 2012. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/425.pdf> Acesso em: 12 mar. 2016. GIRÃO, L. N. A prática da leitura no ensino de Química: uma proposta pedagógica de ensino contextualizado. 2011. 156f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. GIRÃO, L. N. ; LIMA, I. P. L. A prática de leitura no ensino de Química por meio de oficinas pedagógicas. In: ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – UNICAMP, XVI, 2012, Campinas. Disponível em: <http://www.infoteca.inf.br/endipe/smarty/templates/arquivos_template/upload_arquivos/a cervo/docs/3231p.pdf > Acesso em: 10, set. 2016. GONSALVES, Elisa Pereira. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007. GRACIANO, M. R. S. Leitura nas Diferentes Áreas do Conhecimento: Ressignificando Papéis na Formação Continuada de Professores no Ensino Médio. Disponível em : https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/13747/1/Marlene%20Ribeiro%20da%20Silva% 20Graciano.pdf. Acesso em: 09 jun. 2017. 43 KLEIMAN, A. B. Abordagens de leitura. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 7. n. 14, p.13-22, 1º sem. 2004. MAGALHÃES, M. C. C. (2012) Vygotsky e a Pesquisa de Intervenção no Contexto escolar: A Pesquisa Crítica de Colaboração – PCCol. Disponível em: <https://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/1108438/mod_folder/content/0/Interven%C3 %A7%C3%A3o%20em%20contextos%20escolares/TASHC%20e%20a%20pesquisa%20c r%C3%ADtica%20de%20colabora%C3%A7%C3%A3o%20Ilivro%20sobre%20%20VY_ 2012.pdf?forcedownload=1> Acesso em: 03 ago. 2016. ________. Cadeia Criativa: uma possibilidade para formação crítica na perspectiva da TASHC. In: MAGALHÃES, M. C. C.; FIDALGO, S. S. (Orgs) Questões de Metodologia e de Linguagem na Formação Docente. Campinas/ SP : Mercado de Letras, 2011, p. 41- 64. ________. Pesquisa Crítica de Colaboração: Escolhas epistemo-metodológicas na organização e condução de pesquisas de intervenção no contexto escolar. In: MAGALHÃES, M. C. C.; FIDALGO, S. S. (Orgs) Questões de Metodologia e de Linguagem na Formação Docente. Campinas/ SP : Mercado de Letras, 2011, p. 13-39. (Série Faces da Linguística Aplicada). ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2001. ROJO, R. Letramento e Capacidades de Leitura para Cidadania. São Paulo: SEE CENP, 2004. (Texto apresentado em congresso em maio de 2004). SILVA, D. A. M.; JÚNIOR, C. N.S. ; OLIVEIRA, Ó. A. A Termodinâmica Química nos livros didáticos de Química aprovados pelo PNLEM 2012. Disponível em: <http://arquivos.info.ufrn.br/arquivos/201220219624b311087424c3d33b5cc35/Artigo_EN EQ_Materiais_Didticos.pdf> Acesso em: 05 set. 2016. VALSECHI, M. C. O papel da formação continuada na construção de saberes pelo professor participante: estudo de uma proposta. In: ENCONTRO NACIONAL DE LETRAMENTO, João Pessoa, PB, 2008, p. 801-809. VYGOTSKY, L. S. (1930). A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2008. VYGOTSKY, L. S (1934). A construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes 2001.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1205
Data do documento: 27-Jun-2017
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