Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1202
Tipo: Monografia-Especialização
Título: Tutoria de pares na inclusão escolar: revisão bibliográfica da literatura
Título(s) alternativo(s): Peer tutoring in school inclusion: literature review
Autor(es): Sousa, Amanda Soares de
Primeiro Orientador: Peixoto, Maria Angélica
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Darlene Ana de Paula
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Maria Aparecida Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee3: Peixoto, Maria Angélica
Resumo: A Educação Especial promove a inclusão de pessoas com Necessidades Educativas Especiais na rede regular de ensino, contudo, o professor deve utilizar-se de várias estratégias para garantir o aprendizado destes estudantes, entre elas encontra-se a tutoria de pares, tema central do presente trabalho. A problematização se centrou na seguinte questão: qual é o papel da tutoria de pares no processo de educação de pessoas com Necessidades Educativas Especiais, segundo a literatura existente hoje? Deste modo, foi estabelecido para a pesquisa o objetivo de analisar três plataformas para identificar os trabalhos relevantes acerca da tutoria de pares no âmbito educacional. Para tanto, a revisão bibliográfica da literatura foi utilizada para investigar sobre o papel da tutoria de pares, sendo esta o meio adotado para efetivar a pesquisa. Após um processo de análise e seleção, foram incluídos na discussão quatro trabalhos científicos. Pode-se compreender por meio dos dados obtidos com as análises que a tutoria de pares é uma estratégia de ensino inclusiva para estudantes com Necessidade Educativas Especiais, e que possibilita a aprendizagem, proporciona a sintonia, autoconfiança, potencializa a comunicação e contextualização de novas informações proporcionando um ambiente de aprendizagem mais descontraído entre duplas. Portanto, espera-se que esta pesquisa possa trazer novas reflexões sobre o tema e novos olhares para práticas futuras, em relação à tutoria de pares.
Abstract: Special Education promotes the inclusion of people with Special Educational Needs in the regular teaching network, however, the teacher must use several strategies to ensure the learning of these students, including peer tutoring, the central theme of the present. Work. The problematization focused on the following question: what is the role of peer tutoring in the process of educating people with Special Educational Needs, according to the existing literature today? In this way, it was established for the research the objective of analyzing three platforms to identify the relevant works about peer tutoring in the educational scope. Therefore, the literature review was used to investigate the role of peer tutoring, which is the means adopted to carry out the research. After an analysis and selection process, four scientific papers were included in the discussion. It can be understood through the data obtained from the analyzes that peer tutoring is an inclusive teaching strategy for students with Special Educational Needs, and that it enables learning, provides harmony, self-confidence, enhances communication and contextualization of new information providing a more relaxed learning environment between pairs. Therefore, it is expected that this research can bring new reflections on the theme and new perspectives for future practices, in relation to peer tutoring.
Palavras-chave: Educação Especial
Metodologias de Ensino
Necessidades Educativas Especiais
Revisão bibliográfica
Tutoria de pares
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Inhumas
Citação: SOUSA, Amanda Soares de. Tutoria de pares na inclusão escolar: revisão bibliográfica da literatura. 2021. Monografia de Especialização (Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Inhumas, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1202
Data do documento: 29-Jun-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_AmandaSousa.pdfTCC_AmandaSousa875,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.