Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1202
Tipo: | Monografia-Especialização |
Título: | Tutoria de pares na inclusão escolar: revisão bibliográfica da literatura |
Título(s) alternativo(s): | Peer tutoring in school inclusion: literature review |
Autor(es): | Sousa, Amanda Soares de |
Primeiro Orientador: | Peixoto, Maria Angélica |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vieira, Darlene Ana de Paula |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Maria Aparecida Rodrigues de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Peixoto, Maria Angélica |
Resumo: | A Educação Especial promove a inclusão de pessoas com Necessidades Educativas Especiais na rede regular de ensino, contudo, o professor deve utilizar-se de várias estratégias para garantir o aprendizado destes estudantes, entre elas encontra-se a tutoria de pares, tema central do presente trabalho. A problematização se centrou na seguinte questão: qual é o papel da tutoria de pares no processo de educação de pessoas com Necessidades Educativas Especiais, segundo a literatura existente hoje? Deste modo, foi estabelecido para a pesquisa o objetivo de analisar três plataformas para identificar os trabalhos relevantes acerca da tutoria de pares no âmbito educacional. Para tanto, a revisão bibliográfica da literatura foi utilizada para investigar sobre o papel da tutoria de pares, sendo esta o meio adotado para efetivar a pesquisa. Após um processo de análise e seleção, foram incluídos na discussão quatro trabalhos científicos. Pode-se compreender por meio dos dados obtidos com as análises que a tutoria de pares é uma estratégia de ensino inclusiva para estudantes com Necessidade Educativas Especiais, e que possibilita a aprendizagem, proporciona a sintonia, autoconfiança, potencializa a comunicação e contextualização de novas informações proporcionando um ambiente de aprendizagem mais descontraído entre duplas. Portanto, espera-se que esta pesquisa possa trazer novas reflexões sobre o tema e novos olhares para práticas futuras, em relação à tutoria de pares. |
Abstract: | Special Education promotes the inclusion of people with Special Educational Needs in the regular teaching network, however, the teacher must use several strategies to ensure the learning of these students, including peer tutoring, the central theme of the present. Work. The problematization focused on the following question: what is the role of peer tutoring in the process of educating people with Special Educational Needs, according to the existing literature today? In this way, it was established for the research the objective of analyzing three platforms to identify the relevant works about peer tutoring in the educational scope. Therefore, the literature review was used to investigate the role of peer tutoring, which is the means adopted to carry out the research. After an analysis and selection process, four scientific papers were included in the discussion. It can be understood through the data obtained from the analyzes that peer tutoring is an inclusive teaching strategy for students with Special Educational Needs, and that it enables learning, provides harmony, self-confidence, enhances communication and contextualization of new information providing a more relaxed learning environment between pairs. Therefore, it is expected that this research can bring new reflections on the theme and new perspectives for future practices, in relation to peer tutoring. |
Palavras-chave: | Educação Especial Metodologias de Ensino Necessidades Educativas Especiais Revisão bibliográfica Tutoria de pares |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Inhumas |
Citação: | SOUSA, Amanda Soares de. Tutoria de pares na inclusão escolar: revisão bibliográfica da literatura. 2021. Monografia de Especialização (Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Inhumas, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1202 |
Data do documento: | 29-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_AmandaSousa.pdf | TCC_AmandaSousa | 875,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.