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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação inicial de professores de química: construção e mobilização dos saberes docentes numa abordagem CTS
Título(s) alternativo(s): Initial training of chemistry teachers: construction and mobilization of teaching knowledge in a STS approach
Autor(es): Tizzo, Danielle Ferreira
Silva, Sythara Lorraine
Primeiro Orientador: Fields , Karla Amâncio Pinto
metadata.dc.contributor.referee1: Fields, Karla Amâncio Pinto
metadata.dc.contributor.referee2: Graciano, Marlene Ribeiro da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Bernardes, Giselle Carvalho
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar a construção e mobilização dos saberes docentes para a formação inicial de professores de química numa abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Goiás- Câmpus Itumbiara nas disciplinas de estágio supervisionado em Química, etapa II e IV no segundo semestre de 2014. O projeto desenvolvido no Instituto Federal de Goiás local onde foi realizada a pesquisa ocorre em espirais cíclicas sendo composta de quatro etapas. A primeira etapa desta pesquisa constituiu-se em diagnosticar uma situação prática que se quer melhorar. A segunda etapa foi caracterizada como uma formulação de uma estratégia de ação, trabalhar por meio de projetos de pesquisa. A terceira etapa do espiral consistiu no desenvolvimento do projeto de ensino, e a quarta etapa, na análise dos dados coletados por meio dos projetos de ensino. Os dados foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo e as categorias que emergiram, com base na mobilização dos saberes na formação inicial de professores, foram: saberes profissionais; saberes disciplinares e curriculares; saberes experienciais. Os resultados indicam que os projetos de ensino desenvolvidos pelos estagiários tiveram como característica uma apresentação inicial de um tema social, a partir do qual se introduzem os conceitos científicos, relacionados aos aspectos sociais, ambientais, políticos e tecnológicos. Isso evidencia que houve uma tentativa de contextualizar os conteúdos químicos por meio das estratégias de ensino desenvolvidas nos projetos de ensino. As narrativas dos estagiários mostram a mobilização dos saberes docentes durante todo o planejamento, desenvolvimento e análise dos resultados obtidos a partir dos projetos de ensino. Ensinar um determinado conteúdo químico exigiu dos estagiários a mobilização de vários saberes para responder às exigências das situações reais da sala de aula. Os dados evidenciam que os professores da educação básica têm um grande repertório de conhecimentos sobre o ensino a partir do que são, fazem e sabem. Dessa forma, os estágios supervisionados podem estreitar os laços entre a formação inicial com a prática profissional dos professores nas escolas, contribuindo para uma troca de saberes, pois a constituição dos saberes docentes acontece a partir do confronto entre as vivências e práticas concretas e com a formação teórica. Dado o exposto, constatou-se que tanto os estagiários, quanto os professores são produtores e mobilizadores de saberes no exercício de sua prática.
Abstract: The objective of this study was to investigate the construction and mobilization of teaching knowledge for initial training of chemistry teachers in approach Science, Technology and Society. The survey was conducted at the Federal Institute of Goiás- Campus Itumbiara in the stage of supervised courses in Chemistry, stage II and IV in the second half of 2014. The project developed at the Federal Institute of Goiás site where the survey was conducted occurs in cyclical spiral being made four steps. The first step of this research is constituted in diagnosing a practical situation that want to improve. The second stage was characterized as a formulation of an action plan, work through research projects. The third spiral step was the development of the educational project, and the fourth stage, the analysis of data collected through educational projects. Data were analyzed according to the content analysis technique and the categories that emerged, based on the mobilization of knowledge in initial teacher training were: professional knowledge; disciplinary and curricular knowledge; experiential knowledge. The results indicate that the educational projects developed by the trainees had to feature an initial presentation of a social issue, from which to introduce scientific concepts related to social, environmental, political and technological. This shows that there was an attempt to contextualize the chemical content through teaching strategies developed in education projects. The narratives of the trainees show the mobilization of teaching knowledge throughout the planning, development and analysis of the results obtained from the educational projects. Teach a certain chemical content required of trainees mobilizing various knowledge to meet the demands of real situations in the classroom. The data show that teachers of basic education have a large repertoire of knowledge about teaching from what are, do and know. Thus, the supervised training can strengthen links between initial training with professional practice of teachers in schools, contributing to an exchange of knowledge, as the constitution of teaching knowledge happens from the confrontation between the experiences and concrete practices and the theoretical training. Given the above, it was found that both the trainees, the teachers are producers and mobilizers of knowledge in the exercise of their practice.
Palavras-chave: Saberes docentes
Formação de professores de Química
Estágios como pesquisa
CTS
CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Itumbiara
Citação: ALMEIDA, P. C. A., e BIAJONE, J. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Revista Educação e Pesquisa. v.33 n.2 Campinas, maio/agosto, 2007. AULER, D.; BAZZO, W.A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, v.7, n.1, p.1-13, 2001. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010. BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade e o contexto da educação tecnológica. Florianó- polis: UFSC, 1998. BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias, volume 2. Brasília, MEC/SEB, 2006. CAAMAÑO, A. La Educación Ciencia-Tecnologia-Sociedad: una necesidad en el diseño del nuevo curriculum de ciencias. Alambique: didáctica de las Ciencias Experimentales. Barcelona, año II, n.3, p.4-6, Enero, 1995. CARVALHO, A. M. P. & GIL PEREZ, D. Formação de professores de Ciências. São Paulo: Cortez, 1993. 120 p. CHASSOT, A. T.; A Educação no Ensino de Química; Rio Grande do Sul; Ijui, 1990. FRANCO, M. A. S. Pedagogia da Pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n.3. p. 483-503, 2005. GALIAZZI, M. C. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de Ciências. Ijuí: Editora Unijuí, 2003. MALDANER, O. A. A pesquisa como perspectiva de formação continuada do professor de química. Química Nova, vol. 22, n. 2. São Paulo, mar/abr. 1999. PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M C. F.; BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Ciência & Educação, v. 13. n. 1 p71-84, 2007. SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S(Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio Pesquisa em educação em Ciências, v.02. n.2. Dezembro 2002. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 8ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. WARTHA, E. J.; SILVA, E. L.; BEJARANO, N. R. R. Cotidiano e Contextualização no Ensino de Química. QNESC. Vol. 35, N° 2, p. 84-91, MAIO 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1162
Data do documento: 23-Out-2015
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