Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1153
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Abordagem contextualizada do tema agrotóxicos: uma proposta para o ensino de química no IFG - Câmpus Itumbiara
Título(s) alternativo(s): A contextualized approach to the topic of pesticides: a proposal for teaching chemistry at the IFG - Câmpus Itumbiara
Autor(es): Medeiros, Maraína Souza
Primeiro Orientador: Goulart, Simone Machado
metadata.dc.contributor.referee1: Goulart, Simone Machado
metadata.dc.contributor.referee2: Rezende, Glaucia Aparecida Andrade
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Joao Paulo Victorino
Resumo: A utilização da temática agrotóxicos como eixo norteador para se trabalhar conceitos químicos é de grande interesse na área de Ensino de Química principalmente quando aplicada em áreas como Química Ambiental, Química Analítica, Química Inorgânica e Química Orgânica, visto que uma das maiores preocupações na Ciência Química é o modo como os educadores conduzem suas disciplinas específicas com os seus discentes. Além de a temática proporcionar um estudo abrangente quanto às aplicações dessas substâncias e seus aspectos químicos, ela também pode despertar a importância da educação ambiental no sentido de mostrar as implicações negativas associadas ao uso indiscriminado de agrotóxicos pelo ser humano. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou contextualizar o tema agrotóxicos com diversas áreas de concentração da Química, como a Química Ambiental, Analítica e Orgânica. Para o desenvolvimento do trabalho buscou-se a revisão de literaturas que fazem menção ao Ensino de Química associado ao conhecimento de agrotóxicos. Além disso, realizou-se um levantamento de documentos legais disponibilizados em endereços eletrônicos que tratam a normatização do uso de agrotóxicos no Brasil e, principalmente, no estado de Goiás. Para a produção de um caderno didático que poderá ser utilizado nas disciplinas de Química Ambiental, Analítica e Orgânica do IFG – Câmpus Itumbiara, realizou-se entrevista semi estruturada com professores de áreas distintas da Química da instituição de ensino mencionada para obtenção de dados pertinentes ao assunto agrotóxicos. Os resultados alcançados em entrevista semi-estruturada e em produções literárias contribuíram para elaboração de um caderno didático sobre agrotóxicos com enfoque na contextualização destinado ao curso de Licenciatura em Química, mostrando que a temática central é suficientemente rica conceitualmente quando se trata da Química.
Abstract: The use of pesticides as a guiding theme to work with chemical concepts shaft is of great interest in the Teaching of Chemistry area especially when applied in areas such as Environmental Chemistry , Analytical Chemistry , Inorganic and Organic Chemistry , as a major concern in Chemical Science is how educators lead their specific subjects with their students . Apart from the theme to provide a comprehensive study regarding the applications of these substances and their chemical aspects , it can also awaken the importance of environmental education in order to show the negative implications associated with the indiscriminate use of pesticides by humans. Accordingly, this study aimed to contextualize the pesticide issue with several concentration areas of chemistry , such as Environmental Chemistry , Analytical and Organic . To develop the study aimed to review the literature that mention the Chemistry Teaching associated with knowledge of pesticides . In addition , we performed a survey of legal documents available on email addresses that address the regulation of pesticide use in Brazil and especially in the state of Goiás For the production of a didactic book that can be used in the disciplines of Environmental Chemistry , Analytical and Organic IFG - Câmpus Itumbiara , held semi-structured interviews with teachers from different areas of chemistry teaching institution mentioned to obtain data relevant to the pesticide issue . The results achieved in semi - structured interviews and literary productions contributed to the elaboration of didactic book on pesticides focusing on contextualization for the Degree in Chemistry , showing that the central theme is conceptually rich enough when it comes to chemistry .
Palavras-chave: Agrotóxicos
Caderno didático
Abordagem contextualizada
CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Itumbiara
Citação: ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6024: Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento. Rio de Janeiro, 2012. BAIRD, Colin; CANN, Michael. Química Ambiental. 2ª ed. Bookman: Porto Alegre, 2002. ______. Química Ambiental. 4ª ed. Bookman: Porto Alegre, 2011. BRAIBANTE, Maria Elisa Fortes; ZAPPE, Janessa Aline. A Química dos Agrotóxicos. Revista Química Nova na Escola, vol.34, n.1, 2011. BRASIL. LEI No 9.974, DE 6 DE JUNHO DE 2000. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9974.htm> Acesso em: 20/05/2013. BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. Disponível em: < http://www.agricultura.gov.br/ministerio> Acesso em: 27/07/2013. BOTEGA, Márcia Palma. O jovem como multiplicador das boas práticas agrícolas no município de Agudo, RS, Brasil. Dissertação de mestrado. Santa Maria – Rio Grande do Sul, 2011. CARNEIRO, F F; PIGNATI, W; RIGOTTO, R M; AUGUSTO, L G S. RIZOLLO, A; MULLER, N M; ALEXANDRE, V. P; FRIEDRICH, K; MELLO, M. S. C. Dossiê ABRASCO – Um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde. ABRASCO: Rio de Janeiro, 2012. 1ª Parte. p. 98. CARRARO, Gilda. Agrotóxico e meio ambiente: uma proposta de Ensino de Ciências e de Química. Área de Educação Química. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997. CAVALCANTI, Jaciene Alves; FREITAS, Juliano Carlo Rufino de; MELO, Adriana Cristina Nascimento de; FREITAS-FILHO, João R. de. Agrotóxicos: Uma temática para o Ensino de Química. Revista Química Nova na Escola, vol. 32, n.1, 2010. CEVS – Centro Estadual de Vigilância em Saúde. Agrotóxicos: impactos à saúde e ao meio ambiente. CEVS: Porto Alegre, 2005. p. 12. 51 CHASSOT, Attico Inácio. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Educação, n° 22, 2003. CHASSOT, Attico Inácio; SHCROEDER, Edni Oscar; DEL PINO, José Cláudio; SALGADO, Tania Denise Miskinis; KRÜGER, Verno. Química do cotidiano: pressupostos teóricos para a elaboração de material didático alternativo. Editora Unijuí, n° 10, 1993. CHIARADIA, Maria Campagnolli. Desenvolvimento, validação e aplicação de métodos para análise multirresidual de agrotóxicos em suco de laranja e tangerina utilizando CLAE-DAD, CL-EM-EM e CLUE-DAD. Tese de doutorado. Universidade de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, 2009. Conab – Companhia Nacional de Abastecimento. Acompanhamento de safra brasileira: cana-de-açúcar, terceiro levantamento, abril/2013. Conab: Brasília, 2013. FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. A economia de Goiás. 2013. Disponível em: < http://www.brasilescola.com/brasil/a-economia-goias.htm> Acesso em: 06/05/2013. FERNANDES, Kellen Cristina Campos; FARIA, Sandra Santos; XAVIER, Karine Diniz; WANDER, Alcido Elenor; FIGEIREDO, Reginaldo Santana. O complexo Agroindustrial da Soja e a Produção de Biodiesel no Estado de Goiás. SEPLAN GO, n° 23, 2012. GOIÁS. LEI N° 12.280 DE 24 DE JANEIRO DE 1994. Governo do estado de Goiás. Gabinete Civil de Governadoria, Superintendência de Legislação. Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV). Disponível em: < http://www.inpev.org.br/inpev/filosofia-de-atuacao> Acesso em: 27/07/2013. IWAMI, Alcino; FERREIRA, Celso Paiva; DINNOUTI, Luiz Aldo; BUENO, Fábio; ARAÚJO, Roberto Melo de; GONÇALVES, Tatiana; SANTIAGO, Thais. Associação Nacional de Defesa Vegetal – ANDEF. Manual de uso correto e seguro de produtos fitossanitários/agrotóxicos. Linea Creativa: São Paulo, 2002. p. 28. JARDIM, Isabel Cristina Sales Fontes; ANDRADE, Juliano de Almeida. Resíduos de agrotóxicos em alimentos: uma preocupação ambiental global – um enfoque às maçãs. Revista Química Nova. v. 32, n°04, 2008. 52 LONDRES, Flavia. Agrotóxicos no Brasil: um guia para ação em defesa da vida. AS-PTA – Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa: Rio de Janeiro, 2011. MARQUES, Dinamar Maria Ferreira; SILVA, Tallyta Carolyne Martins da; ZOPELAN, André Luiz Miranda Silva; FIGUEIREDO, Reginaldo Santana. Produção e preço da cana de-açúcar em Goiás. SEPLAN GO, n° 23, 2012. PERES, Frederico. É veneno ou é remédio? Agrotóxicos, saúde e meio ambiente. Fiocruz: Rio de Janeiro, 2003. p. 384. PERES, Frederico; MOREIRA, Josino Costa; DUBOIS, Gaetan Serge. Agrotóxicos, saúde e ambiente: uma introdução ao tema. Fundação Oswaldo Cruz, cap. 01, 2003. RIBAS, Priscila Pauly; MATSUMURA, Aida Terezinha Santos. A química dos agrotóxicos: impacto sobre a saúde e ensino. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009. RÜEGG, Elza Flores; PUGA, Flávio Rodrigues; SOUZA, Maria Célia Martins de; ÚNGARO, Maria Thereza S.; FERREIRA, Marilene da S.; YOKOMIZO, Yuriko; ALMEIDA, Waldemar F. Impacto dos agrotóxicos. 2ª ed., editora Cone: São Paulo, 1991. SANTOS, Márcio Rômulo dos. Agrotóxicos: uma unidade temática de ensino. Monografia de graduação do curso de Licenciatura em Química. Belo Horizonte, Minas Gerais, 2007. SILVA, Erivanildo Lopes da. Contextualização no ensino de Química: ideias e proposições de um grupo de professores. Dissertação de mestrado. Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2007. SILVA, Jandira Maciel da; NOVAOT-SILVA, Eliane; FARIA, Horácio Pereira; PINHEIRO, Tarcísio Márcio Magalhães. Agrotóxico e trabalho: uma combinação perigosa para a saúde do trabalhador rural. Ciências e Saúde Coletiva: Minas Gerais, 2005. SILVA, Marlene Rodrigues da; CAMPOS, Ana Caroline Estrope de; BOHM, Franciele Zanardo. Agrotóxicos e seus impactos sobre ecossistemas aquáticos continentais. Revista Saúde e Biologia (SaBios). v.8, n.2, 2013. SILVA, Wagner Alves da; PEREIRA, Frederico Campos; FREIRE, Marcos César Ribeiro. Sistemas de produção de milho safrinha para o estado de Goiás. X Seminário Nacional de milho safrinha, Rio verde, Goiás, 2009. 53 TOKESHI, Hasemi. Centro de Pesquisa Mokiti Okada (CPMO), 2003. Efeito dos Agrotóxicos no solo. Disponível em: <http://www.cpmo.org.br/artigos/Efeito_Agrotoxicos_Solo_Tokeshi.pdf> Acesso em: 06/05/2013. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. ZAPPE, Janessa Aline. Agrotóxicos no contexto Químico e Social. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1153
Data do documento: 9-Dez-2013
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.