Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1147
Tipo: Dissertação
Título: Projeto Conhecendo o IFG
Título(s) alternativo(s): Project Knowing the IFG
Autor(es): Moreira, Dalliane Louredo de Melo
Primeiro Orientador: Castro, Mad’Ana Desirée Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee1: Castro, Mad Ana Desirée Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Tuzzo, Simone Antoniaci
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Lorenna Silva Oliveira
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar o projeto Conhecendo o IFG no Câmpus Goiânia e suas contribuições para a divulgação dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. É uma pesquisa referenciada no materialismo histórico-dialético, de natureza qualitativa e que utilizou, como instrumentos de coleta de dados, documentos, questionários e entrevista. O referencial teórico vinculou-se aos temas da trajetória histórica do IFG, comunicação, extensão e comunicação pública, numa perspectiva dialógica, abordando as contribuições de Ana Carolina Temer, Jorge Duarte, Heloiza Matos, Octavio Ianni, Otaíza Romanelli, Paulo Freire, Mariângela Haswani, Margarida Kunsch, Marise Ramos, Simone Tuzzo, Sueli Mazzilli, Vanessa Caires, dentre outros. A pesquisa revelou que o projeto Conhecendo o IFG, além de divulgar a instituição, possibilita o fortalecimento de sua função social, a democratização do acesso a ela e o reconhecimento, por parte dos participantes do projeto, de uma educação pública e de qualidade. Além disso, evidenciou a importância que o projeto Conhecendo o IFG assume para os professores e alunos participantes das visitas ao câmpus, corroborando a efetivação do “Guia para implementação do Projeto Conhecendo o IFG nos câmpus”, como produto educacional.
Abstract: This research aimed to analyze the Conhecendo o IFG project at the Goiânia campus and its contributions to disseminating technical courses integrated to high school. It is a research referenced in historical-dialectical materialism, of qualitative nature, and employed documents, questionnaires and interview as instruments for data collection. The theoretical framework was linked to the areas of the historical trajectory of IFG, communication, extension, and public communication, in a dialogical perspective, addressing Ana Carolina Temer, Jorge Duarte, Heloiza Matos, Octavio Ianni, Otaíza Romanelli, Paulo Freire, Mariângela Haswani, Margarida Kunsch, Marise Ramos, Simone Tuzzo, Sueli Mazzilli, among others. The research revealed that, besides promoting the institution itself, the project enables the strengthening of IFG social function, the democratization of the access to it, and the recognition, by project participants, of its public and quality education. In addition, this research evidenced the importance that the Conhecendo o IFG project has for the teachers and students participating in the visits to the campus, which corroborates one of the main justifications for the creation of the "Guide for the implementation of Conhecendo o IFG Project on campuses" as a final educational product.
Palavras-chave: Projeto Conhecendo o IFG
comunicação
extensão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissonal e Tecnológica
Citação: MOREIRA, Dalliane Louredo de Melo. Projeto conhecendo o IFG: uma perspectiva dialógica entre comunicação e extensão. Orientadora: Mad’Ana Desirée Ribeiro de Castro. 2021. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Anápolis, Anápolis, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1147
Data do documento: 23-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação Dalliane.pdf5,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.