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Tipo: Dissertação
Título: Dificuldades e transtornos da aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Learning Difficulties and Learning Disorders
Autor(es): Resende, Juliana Cecília Padilha de
Primeiro Orientador: Parreira, Gizele Geralda
metadata.dc.contributor.referee1: Parreira, Gizele Geralda
metadata.dc.contributor.referee2: Vieira, Timóteo Madaleno
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Leigh Maria de
Resumo: Esta pesquisa investigou como a sistematização do conhecimento dos docentes e servidores vinculados aos NAPNE acerca das dificuldades e transtornos da aprendizagem contribui para a construção de estratégias pedagógicas que ampliam as possibilidades de uma efetiva inclusão dos alunos com NEE no IFG. Foi norteada pela questão: como a ciência acerca do conceito, das características e das diferenças entre as dificuldades e os transtornos da aprendizagem – por parte dos docentes e servidores vinculados aos NAPNE – pode contribuir com as possibilidades de uma efetiva inclusão dos alunos com necessidades educacionais específicas (NEE) no IFG? Do ponto de vista teórico, apresenta os conceitos de dificuldades e transtornos da aprendizagem, bem como exemplifica os principais transtornos da aprendizagem, sendo eles específicos como dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia ou transtornos gerais do desenvolvimento e seus impactos na aprendizagem, tais como o transtorno do espectro autista, transtorno do déficit de atenção e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Em termos metodológicos, trata-se de pesquisa bibliográfica, fundamental para a construção dos conceitos de transtornos e dificuldades que, apesar de muitas vezes tratados como sinônimos, são termos diferentes. Ainda foi realizada pesquisa junto aos professores e membros do NAPNE de todos os câmpus do IFG. Responderam ao questionário aplicado eletronicamente 91 pessoas, sendo 62 docentes e 29 membros do NAPNE. Quanto aos principais resultados encontrados, foi possível evidenciar que os professores encontram dificuldades em diferenciar dificuldades de transtornos da aprendizagem e que, exceto transtornos como TDAH e dislexia, os participantes desconhecem a maioria dos transtornos citados, demonstrando a importância de se construir estratégias de formação docente inicial e continuada numa perspectiva inclusiva.
Abstract: This research investigated how the systematization of knowledge of teachers and servants linked to NAPNE (Support for People with Special Educational Needs Program) about learning disorders and difficulties contributes to the construction of pedagogical strategies that expand the possibilities of an effective inclusion of students with SEN (Special Educational Needs) at the IFG. The following question guided the research developed: how can science, which encompasses concepts, characteristics and differences observed between disorders and learning difficulties, contribute to the possibilities of an effective inclusion of students with specific educational needs (SEN) with IFG teachers and servants? From a theoretical point of view, the concepts of learning disorders and difficulties are presented, as well the main learning disorders are exemplified, which may be specific, such as: dyslexia, dysgraphia, dysorthography and dyscalculia; or general developmental disorders and their impacts on learning, such as autism spectrum disorder, attention deficit disorder, and attention deficit hyperactivity disorder. In methodological terms, it is a bibliographical research, fundamental for the construction of the concepts of disorders and difficulties that, despite being often treated as synonyms, are different terms. A survey was also carried out with professors and members of NAPNE from all IFG campuses. 91 people answered the questionnaire electronically, being 62 professors and 29 members of the NAPNE. As for the main results found, it was possible to show that teachers find it difficult to differentiate disorders from learning difficulties and that, except for disorders such as ADHD (Attention Deficit Hyperactivity Disorder) and dyslexia, the participants are unaware of most of the disorders mentioned, demonstrating the importance of building initial and continued teacher training strategies in an inclusive perspective.
Palavras-chave: inclusão
transtornos da aprendizagem
dificuldades de aprendizagem
inclusion
learning disorders
learning difficulties
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissonal e Tecnológica
Citação: RESENDE, Juliana Cecília Padilha de. Dificuldades e Transtornos da Aprendizagem: um estudo sobre as necessidades educativas especiais numa perspectiva inclusiva. Orientadora: Gizele Geralda Parreira 2021. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Anápolis, Anápolis, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1141
Data do documento: 19-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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