Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1131
Tipo: Dissertação
Título: A perspectiva de Martin Buber para a educação inclusiva na EPT
Título(s) alternativo(s): Martin Buber's perspective for inclusive education at EPT
Autor(es): Atanasio, Alinne Monteiro da Cruz
Primeiro Orientador: Parreira, Gizele Geralda
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Leigh Maria de
metadata.dc.contributor.referee2: Vieira, Timóteo Madaleno
metadata.dc.contributor.referee3: Faria, Eliezer Marques
Resumo: A percepção da Educação Inclusiva em conformidade com o pensamento dialógico de Martin Buber constitui a temática desta pesquisa, sobretudo a partir da compreensão de que a formação significativa para todos extrapola a democratização do acesso à Educação e adentra as garantias de permanência e êxito escolar, por meio da ruptura das barreiras atitudinais que menosprezam e relegam as pessoas com deficiência à margem, desmerecendo-as em sua potencialidade humana, inclusive na priorização da deficiência em detrimento da pessoa. Nesse sentido, a Filosofia Dialógica buberiana prepondera sobre a necessidade de resgatar a humanização nas relações educativas, de modo que o fator inter-humano se realize no cotidiano escolar por meio da disposição e da atitude de respeito, em que professor e aluno, ao voltarem-se um para o outro, experienciem a aproximação, o acolhimento e o reconhecimento do outro como ser único em suas diferenças e singularidades. Assim, emerge repensar as relações humanas, as práticas pedagógicas e a atitude diante do semelhante, bem como resgatar a capacidade de diálogo. O objetivo geral do estudo é compreender o conceito de diálogo em Martin Buber e as contribuições possíveis à Educação Inclusiva. De tal modo, possui como objetivos específicos interpretar a perspectiva dialógica buberiana; analisar as principais características e as intenções da Educação Inclusiva; avaliar as possibilidades da Educação Inclusiva na EPT e elencar os reais aportes da Filosofia Dialógica de Martin Buber para a Educação Inclusiva no IFG. Isto posto, pretende-se encaminhar uma investigação qualitativa e aplicada a partir de estudo bibliográfico e de entrevistas semiestruturadas. Para tanto, a pesquisa engloba a participação de alunos e servidores dos Câmpus do IFG circunscritos na região metropolitana de Goiânia. A análise dos dados segue por meio da observância, classificação e interpretação das informações encontradas nas entrevistas, associadas às bases conceituais dialógicas e inclusivas estudadas ao longo da pesquisa. A apresentação dos resultados configura como objeto uma produção audiovisual, a qual, neste contexto, ocupa o espaço de produto educacional, cuja exibição, para a comunidade do IFG, intenciona ampliar a compreensão da realidade apresentada.
Abstract: The perception of Inclusive Education in accordance with Martin Buber's dialogical thinking constitutes the theme of this research, especially from the understanding that meaningful training for all goes beyond the democratization of access to Education and enters the guarantees of permanence and school success through the rupture of attitudinal barriers that disparage and relegate people with disabilities to the margins, neglecting them in their human potential, including prioritizing disability to the detriment of the person. In this sense, the Buberian Dialogical Philosophy prevails over the need to rescue humanization in educational relationships, so that the inter-human factor is accomplished in the school routine through the disposition and the attitude of respect, in which teacher and student, when they return to each other, experience the approach, acceptance and recognition of the other as being unique in their differences and singularities. Thus, it emerges to rethink human relationships, pedagogical practices and attitude towards others, as well as recovering the capacity for dialogue. The general objective of the study is to understand the concept of dialogue in Martin Buber and the possible contributions to Inclusive Education. In such a way, its specific objectives are to interpret the Buberian dialogical perspective; to analyze the main characteristics and intentions of Inclusive Education; to evaluate the possibilities of Inclusive Education at PTE and to list the real contributions of Martin Buber’s Dialogical Philosophy to Inclusive Education at IFG. That said, it is intended to conduct a qualitative and applied investigation based on a bibliographic study and semi-structured interviews. To this end, the research includes the participation of students and civil servants of the IFG Campuses circumscribed in the metropolitan region of Goiânia. Data analysis follows by observing, classifying and interpreting the information found in the interviews, associated with the dialogical and inclusive conceptual bases studied throughout the research. The presentation of the results constitutes the object of an audiovisual production, which, in this context, occupies the space of an educational product, whose exhibition, for the IFG community, intends to broaden the understanding of the presented reality.
Palavras-chave: educação Inclusiva
Martin Buber
perspectiva dialógica
educação profissional e tecnológica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissonal e Tecnológica
Citação: ATANASIO, Alinne Monteiro da Cruz. A perspectiva de Martin Buber para a educação inclusiva na EPT. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Goiás, Anápolis - GO, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1131
Data do documento: 29-Jan-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação ALINNE MONTEIRO DA CRUZ ATANASI.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.